top of page
  • Foto do escritorIBGS

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E BILÍNGUE: IBGS AMPLIA SEUS HORIZONTES COM NOVA PARCERIA ESTABELECIDA COM O ICBEU - BH


O Instituto Brasileiro de Gestão Social se une a pioneira escola de inglês americano de Belo Horizonte (ICBEU-BH) para tornar o inglês cada vez mais acessível.




Presidente Executivo do Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos Luiz Carlos Loureiro e a Presidente do Instituto Brasileiro de Gestão Social, Magda de Oliveira Queiroz. (foto: Acervo IBGS)


O ano de 2024 iniciou repleto de novidades e novos horizontes para o IBGS, com mudanças enriquecedoras que prometem potencializar ainda mais a atuação do Instituto. Finalizamos o ano de 2023 com uma nova parceria entre o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) e o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos. (ICBEU) que foi consolidada no dia 14 de dezembro entre o Presidente Executivo do Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, Luiz Carlos Loureiro e a Presidente do Instituto Brasileiro de Gestão Social, Magda de Oliveira Queiroz.


Com essa nova parceria, o ICBEU conta com toda a estrutura administrativa e operacional do IBGS para impulsionar a expansão e modernização das atividades culturais e educacionais no ensino do inglês. Em contrapartida, o IBGS enriquece seu portfólio com uma ferramenta crucial de transformação social: o domínio do inglês, integrado aos seus projetos sociais de perspectiva emancipatória. Essa colaboração traz mudanças positivas, destacando a necessidade do inglês em tempos de globalização, em que se torna indispensável. 



História sobre o ICBEU




Fachada antiga do ICBEU, na Rua da Bahia em Belo Horizonte (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)


Fundado há mais de seis décadas em parceria com o governo americano, o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) foi a pioneira das escolas de inglês americano em Belo Horizonte. 


O edifício do ICBEU foi projetado pelo arquiteto Sylvio Carvalho de Vasconcellos, uma figura proeminente na arquitetura modernista em Minas Gerais. Desde sua concepção, o edifício localizado na Rua da Bahia, em torno do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, construiu sua história por meio de propostas de intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.


Ao assumir a gestão pedagógica e operacional, o IBGS também tem como objetivo disseminar o know-how histórico do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos de BH para as escolas públicas de todo Estado de Minas Gerais, promovendo o letramento bilíngue e difundindo a cultura americana com o propósito de ensinar o inglês, capacitando os aprendizes a se comunicarem e compreenderem em qualquer parte do mundo, superando as barreiras tradicionais e abraçando a diversidade linguística e cultural.


Metodologia IBGS


A metodologia do IBGS incorpora o uso de ferramentas de novas tecnologias que atraem não apenas os jovens familiarizados com esses recursos, mas também diversas faixas etárias, devido à sua diversidade e alta interatividade, proporcionando o letramento digital sem fronteiras.



Duas crianças utilizando óculos de realidade virtual. Um menino, apontando o dedo para cima e a menina com cara de assustada.
Óculos de realidade virtual e aumentada. Foto: Acervo IBGS.

Além das aulas ministradas de forma presencial e remota, o programa de educação bilíngue do ICBEU contará com recursos exclusivos, como óculos de realidade aumentada e óculos de realidade virtual, nos quais as pessoas têm a oportunidade de vivenciar experiências reais e interativas através da tecnologia, interagindo completamente em inglês em diversas partes do mundo. Adicionalmente, em decorrência da parceria entre IBGS e ICBEU, foi adotada a mais recente tecnologia, a PenTech, uma caneta inteligente que atua como tutor pessoal para cada aluno, auxiliando na leitura de palavras e familiarizando-o com a pronúncia e a gramática corretas.



Uma garota sorri com óculos para a câmera, ela está segurando uma caneta inteligente branca com adesivos e botões azuis.
Pen Tech: a nova tecnologia adotada pelo IBGS se torna parte importante do NOVO ICBEU (Acervo: IBGS)


Imersão em Tempo Integral 


A didática exclusiva do IBGS ultrapassa os limites da sala de aula, propondo um ambiente exclusivo e pioneiro na América Latina, com serviços e vendas de produtos em um atendimentos totalmente em inglês, integralmente, estimulando a prática do idioma no cotidiano, desbloqueando a língua e superando a inibição da pronúncia. Além disso, a lanchonete ICBEU no centro da cidade se tornará um pedacinho dos Estados Unidos em Belo Horizonte, com um cardápio com toque americano. Um excelente ponto de encontro para as práticas da conversação em inglês!



 



24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page