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CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO: INFORMAÇÃO, RESPEITO E INCLUSÃO

  • Foto do escritor: Comunicação
    Comunicação
  • 10 de abr.
  • 4 min de leitura

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, é uma data fundamental para promover o respeito, a empatia e a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mais do que um marco no calendário, é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel de cada um — como indivíduos e como sociedade — na construção de um mundo mais acessível e livre de preconceitos.

Facilitadora Danielle Linhares, em evento realizado no Dia de Conscientização sobre o autismo,  na Escola Maria Azevedo Costa, em Ribeirão das Neves.
Facilitadora Danielle Linhares, em evento realizado no Dia de Conscientização do autismo, na Escola Maria Azevedo Costa, em Ribeirão das Neves.

Entendendo para respeitar

O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e a forma como a pessoa percebe o mundo. Cada pessoa autista é única: algumas têm maior necessidade de apoio, enquanto outras são altamente independentes. O primeiro passo para combater o preconceito é o acesso à informação correta e acessível. Mitos e estigmas ainda persistem e reforçam a exclusão. Educar-se sobre o TEA é uma atitude simples, mas poderosa, para promover o respeito às diferenças.

Aluno da Escola Maria Azevedo Costa, participando de atividade com os Óculos de Realidade Virtual.
Aluno da Escola Maria Azevedo Costa, participando de atividade com os Óculos de Realidade Virtual.

Preconceito se combate com empatia e políticas públicas

Evitar o preconceito passa por atitudes cotidianas de empatia, mas também exige compromisso do poder público. Políticas públicas inclusivas são essenciais para garantir os direitos da população autista em áreas como saúde, educação e trabalho. A Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é um marco importante no Brasil, mas sua efetivação ainda enfrenta desafios. Investir em capacitação de profissionais, acessibilidade e diagnósticos precoces são caminhos fundamentais para uma sociedade mais justa.


Tecnologia como aliada da inclusão

A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na inclusão da comunidade autista. Ferramentas digitais, aplicativos de comunicação alternativa, softwares de apoio ao aprendizado e até mesmo sistemas de inteligência artificial ajudam a ampliar a autonomia, a comunicação e o bem-estar das pessoas com TEA. Além disso, as redes sociais e plataformas online também são espaços importantes para dar visibilidade a vozes autistas, quebrar estigmas e promover o diálogo com a sociedade.


Alunos da Escola Maria Azevedo Costa, participando de atividade com  os Óculos de Realidade Virtual.
Alunos da Escola Maria Azevedo Costa, participando de atividade com os Óculos de Realidade Virtual.

Acreditando no poder da tecnologia para transformar realidades, o IBGS tem atuado para apoiar a inclusão da comunidade autista por meio da implementação de recursos digitais nas escolas de Neves. Ferramentas como telas interativas, aplicativos educativos como o GCompris e plataformas de programação como o Scratch podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da comunicação, da atenção e das habilidades cognitivas de estudantes autistas. Esses recursos tornam o aprendizado mais acessível, lúdico e adaptado às necessidades de cada aluno, promovendo inclusão de forma prática e acolhedora no ambiente escolar.


Um compromisso coletivo

A conscientização sobre o autismo não deve se limitar ao mês de abril. Respeito, acolhimento e inclusão precisam fazer parte do nosso dia a dia, durante todo o ano. O combate ao preconceito começa com a escuta atenta, com o reconhecimento das diferenças e com ações concretas que garantam os direitos e fortaleçam a cidadania das pessoas autistas. Construir uma sociedade mais justa e inclusiva é um compromisso de todos nós — e começa com pequenas atitudes que fazem grande diferença.


Facilitadora Danielle Linhares, em evento realizado no Dia de Conscientização sobre o autismo, na Escola Maria Azevedo Costa, em Ribeirão das Neves . A facilitadora segura os óculos de realidade virtual usados em uma das atividades promovidas.
Facilitadora Danielle Linhares, em evento realizado no Dia de Conscientização sobre o autismo, na Escola Maria Azevedo Costa, em Ribeirão das Neves . A facilitadora segura os óculos de realidade virtual usados em uma das atividades promovidas.

O IBGS acredita que a construção de uma sociedade mais inclusiva é uma responsabilidade de todos. Reafirmamos nosso compromisso com a promoção da informação de qualidade, da empatia e do respeito às diferenças. Acreditamos que, por meio do conhecimento e da escuta ativa, é possível transformar realidades e contribuir para um futuro mais justo, acolhedor e acessível para todas as pessoas.


Escolas de Ribeirão das Neves promovem ações no Dia Mundial de Conscientização do Autismo


No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, as escolas da rede municipal de Ribeirão das Neves realizaram uma série de atividades com o objetivo de informar, sensibilizar e envolver a comunidade escolar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Entre as ações, destacou-se uma palestra aberta voltada para pais, educadores e representantes da comunidade, promovendo um diálogo importante sobre inclusão e respeito à diversidade. Os alunos também participaram ativamente do evento, com uma exposição de trabalhos que expressaram suas percepções e aprendizados sobre o autismo.

A presença da facilitadora Danielle Linhares foi essencial para o sucesso das atividades. Com sensibilidade e compromisso, ela contribuiu com o desenvolvimento de materiais e ofereceu suporte técnico e pedagógico às equipes. Um dos destaques da sua atuação foi a utilização de Óculos de Realidade Virtual, que proporcionou uma experiência imersiva e educativa. Por meio da tecnologia, alunos e participantes puderam vivenciar, de forma simbólica, como é estar no lugar de uma pessoa autista — uma iniciativa inovadora que ampliou a empatia e a compreensão sobre o tema.

Essas ações reforçam o compromisso das escolas de Ribeirão das Neves com a inclusão e com a construção de um ambiente escolar mais acolhedor, respeitoso e consciente.

Até a próxima!


Facilitadora Danielle Linhares, em evento realizado no Dia de Conscientização sobre o autismo, na Escola Maria Azevedo Costa, em Ribeirão das Neves . A facilitadora auxilia uma aluna a participar de uma imersão com os óculos de realidade virtual fornecidos pelo IBGS.
Facilitadora Danielle Linhares, em evento realizado no Dia de Conscientização sobre o autismo, na Escola Maria Azevedo Costa, em Ribeirão das Neves . A facilitadora auxilia uma aluna a participar de uma imersão com os óculos de realidade virtual fornecidos pelo IBGS.


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