top of page
  • Foto do escritorIBGS

GOVERNADOR VALADARES: PRIMEIRA CIDADE COM ENSINO BILÍNGUE DO BRASIL. CONHEÇA O PROGRAMA YES I CAN

Atualizado: 25 de abr.

Com metodologia inovadora desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Gestão Social e parceiros, o programa YES I CAN capacitará estudantes das escolas municipais de Governador Valadares, tornando a língua inglesa como um idioma adicional.



Um menino de cabelos cacheados castanho claro sorri para a foto, segurando um caderno laranja com o braço direito e uma caneta inteligente apontando para a câmera, com a mão esquerda.
Modelo segurando Livro Yes I Can e Caneta Inteligente - Foto: Montagem (IBGS).


A parceria entre a Prefeitura de Governador Valadares e o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) está alcançando novos vôos com o seu projeto mais recente: o Programa de Ensino Bilíngue YES I CAN que irá capacitar estudantes da rede municipal do ensino infantil, fundamental I e II tornando o inglês como uma língua adicional. Com a inauguração do projeto, o município de Governador Valadares se torna pioneiro no Brasil a adotar uma educação de qualidade bilíngue! 


A partir da adoção de uma educação bilíngue nas escolas municipais, o programa YES I CAN visa proporcionar a interação dos estudantes com a nova língua de forma natural, lúdica e criativa, garantindo o aprendizado da língua inglesa de forma cada vez mais acessível para essas crianças de forma, até então, adotada apenas por escolas particulares. Uma vez estabelecido esse aprendizado do novo idioma, o projeto proporciona mais oportunidades às crianças atendidas, aumentando possibilidades em futuras carreiras acadêmicas e profissionais.


"Não é só falar inglês, é desfrutar dele!” Magda de Oliveira Queiroz (Presidente do Instituto Brasileiro de Gestão Social).

A presidente do Instituto defende que a abordagem do programa vai além do ensino do inglês meramente voltado para a precisão de uma escrita, ou a proficiência de um determinado vocabulário, mas para a livre expressão por meio do entendimento particular e a incorporação do inglês no dia a dia dos estudantes, em situações do seu cotidiano, nos estudos. Dessa forma, eles serão capazes de vislumbrar as inúmeras possibilidades que o domínio da língua inglesa pode oferecer em um mundo globalizado, abrindo portas para novos horizontes e oportunidades.




Uma mulher loira em pé, conversando com 12 jovens em uma sala de aula. Os jovens estão sentados, sorrindo para a mulher.
Treinamento de Instrutores com a Presidente do IBGS Magda Queiroz

Três pessoas sentadas a uma mesa: uma mulher olhando livros, um homem manuseando o computador e o outro homem conversando com a mulher.
Reunião de Planejamento de Materiais Didáticos com a Equipe do IBGS responsável pelo Projeto. Foto: (Acervo iBGS).



O projeto teve o seu início oficial na primeira semana de fevereiro (05/02/2024) marcado pelo início de treinamento dos instrutores e, até o final do mês de fevereiro, eles estarão aptos a aplicar a metodologia do Instituto Brasileiro de Gestão Social nas escolas municipais, possibilitando uma verdadeira transformação para os estudantes e o corpo docente escolar.



Metodologia Inclusiva e Inovadora


Uma menina negra de tranças verdes e óculos redondos segura uma caneta com a mão direita e segura a cintura com a mão esquerda, sorrindo para a foto.
Modelo segurando Caneta Tutora - Foto: Acervo (IBGS).


Serão contempladas escolas que contam com ensino Infantil e Fundamental I, incluindo as escolas da zona rural na região de Governador Valadares. O programa consiste em trabalhar simultaneamente com os alunos o ensino do inglês por meio de vários formatos e métodos de ensino inovadores.


1 - Aulas presenciais com Instrutores de Ensino do Inglês;

Aulas presenciais e diárias acompanhadas por profissionais habilitados a aplicar a didática de ensino do inglês em sala de aula, oferecendo suporte aos professores e alunos. Todas as aulas são elaboradas e supervisionadas de forma a adotar uma pedagogia específica a cada ano escolar.


2 - Atividades fora de sala de aula;

Atividades inovadoras projetadas para transcender as limitações dos métodos convencionais, visando explorar diversas perspectivas no entendimento de conteúdos, desenvolver habilidades de observação e fomentar novas abordagens na expressão e compreensão do mundo. Essas iniciativas, concebidas de maneira abrangente e inclusiva, têm como objetivo catalisar a prática contínua do idioma no dia a dia, removendo obstáculos na comunicação e incentivando a superação da inibição na pronúncia.


3 - Sinalização de espaços e objetos escolares;

Trabalhando a experiência de nomear espaços, objetos do uso cotidiano para proporcionar experiências reais de aprendizagem, através do reconhecimento visual, da leitura, transpondo o objeto de estudo apenas durante as aulas  e facilitando o processo de naturalização da língua.


4 - Fornecimento de material didático inovador e tecnológico

A incorporação de recursos tecnológicos desempenha um papel fundamental na otimização da abordagem pedagógica do programa. Destacam-se os óculos de realidade virtual e aumentada, que proporcionam aos alunos experiências envolventes e interativas, enriquecendo o aprendizado por meio da imersão tecnológica. Além disso, o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) adotou uma inovação notável: a PenTech, uma caneta inteligente. Essa ferramenta atua como um tutor personalizado para cada aluno, oferecendo suporte na leitura de palavras e frases contribuindo para a familiarização com a pronúncia e gramática corretas do inglês. Essas tecnologias combinadas reforçam o compromisso do programa em proporcionar uma educação dinâmica e eficaz, alinhada às demandas contemporâneas.




Benefícios do Ensino de Inglês para crianças


A educação infantil marca o início da jornada de aprendizado de uma criança em sua vida escolar, momento este em que a cognição do indivíduo está em formação, por isso, absorve conhecimentos em uma velocidade avançada. Com o processo de aprendizagem estimulado, o início dos estudos de um novo idioma desde a infância é um potencializador para que o estudante esteja apto a compreender uma segunda língua de maneira mais fácil e simplificada.


Existem diversos benefícios associados ao ensino da língua inglesa na infância que são essenciais para o desenvolvimento de habilidades fundamentais na formação da criança. São alguns deles:


  1. Estímulo ao raciocínio

  2. Desenvolvimento de aspectos cognitivos

  3. Aumento da Socialização

  4. Aumento da autoestima

  5. Melhoria na concentração

  6. Melhoria em pensamentos matemáticos

  7.  Melhoria em linguagens



" [...]  relacionamento  com  pais,  família  e  amigos; comunicação  com pessoas de outras nacionalidades e etnias; sensibilidade para línguas e comunicação; maior conhecimento cultural e com isso maior visão de mundo, entre outros. (NOBREGA e HODGES, 2010, p.06)."



A metodologia do projeto YES I CAN tem como objetivo facilitar o desenvolvimento dessas habilidades, tornando o processo do ensino do inglês tão fluido quanto o ensino da língua materna de cada criança. Para alcançar esse objetivo, adotamos estratégias lúdicas, criando contextos cotidianos que inserem o idioma na vida dessas crianças de forma natural, e até mesmo divertida; utilizando recursos visuais, tecnológicos, musicais, processo de gamificação de atividades e material didático concreto para alcançar essa estratégia. 



 

YES I CAN


Programa de ensino bilíngue realizado através da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares em parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão Social.


168 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page