top of page

SEMANA DO EMPREENDEDORISMO COM EDUCATEC NEVES

  • Foto do escritor: IBGS
    IBGS
  • 24 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Facilitadores do Projeto EducaTec Neves atuam na construção e apoio de atividades escolares que promovem uma educação financeira e desenvolvimento pessoal de estudantes e educadores.



ree


Esta semana (19/05 a 24/05) foi dedicada às atividades da Semana do Empreendedorismo na rede municipal de educação de Ribeir ão das Neves. O período contou com atividades em diversas áreas do conhecimento, percorrendo desde as ciências exatas, arte  e ciências humanas, estimulando o aprendizado em educação financeira, desenvolvimento pessoal e outros.


O Projeto de Inclusão Digital EducaTec Neves marcou presença através da atuação de seus facilitadores que, juntamente com educadores do município, propuseram e auxiliaram os professores na execução de atividades enriquecedoras, integrando a tecnologia em suas práticas.


As atividades propostas incluem o uso de realidade virtual, um recurso que desperta interesse nos alunos e aplicativos no tablet, com exemplos para compreensão do sistema monetário, além de videoaulas e tela interativa para entender a história do município e seus cidadãos empreendedores.  Confira:



1 - Horta Comunitária;

Nesta semana, a horta comunitária da Escola Lindomar Teixeira ganhou novas dimensões. A iniciativa, liderada pela professora Elaine Bittencourt (embaixadora da escola) , em colaboração com a facilitadora Júlia Ribeiro e o Coordenador do projeto EducaTec Neves, Tercio Santos, teve início em 2023 e já foi reconhecida com um prêmio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Recentemente, o projeto foi ampliado com a introdução da horta vertical, acompanhada de uma catalogação contendo fotos e recomendações para o cultivo das plantas, elaboradas pelos próprios alunos. Um exemplo de sustentabilidade, trabalho coletivo e conscientização


ree

2 - Cultura Maker

A professora Cristiane contou com a ajuda da facilitadora Giovanna Souza para propagar um pouco mais sobre a cultura Maker para os estudantes da Escola José Antônio Pessoa. As atividades maker estimulam a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o aprendizado prático, preparando-os para os desafios do futuro e incentivando o espírito inovador.


ree

3 - Café Literário

Diversas atividades marcaram a semana do empreendedorismo na escola Luiza Augusta Guimarães. O café literário reuniu estudantes, professores e muita literatura em grande estilo, com uma mesa repleta de quitutes e exposição sobre autores. Houve também uma intervenção especial da equipe EducaTec Neves, composta por Tércio Santos e os facilitadores Laudisley Miranda e Renata Rosa, proporcionando uma imersão em realidade virtual. 



ree


4 - Empreendedorismo Local

A Escola Francisco Cândido da Silva preparou um dia de atividades para que os estudantes pudessem conhecer a história da cidade de Ribeirão das Neves e entender um pouco sobre a economia local, desde as primeiras ideias empreendedoras do município. A Facilitadora Danielle Linhares auxiliou na exibição de vídeos utilizando as telas interativas e o Youtube Educacional.

ree

5 -Feiras de Empreendedorismo

As Escolas Francisco Labanca e Maria Azevedo Costa optaram por promover essa data através de uma feira do empreendedorismo voltada para os estudantes, com muita diversão, inclusão e é claro, pelo aprendizado variado em atividades empreendedoras. O EducaTec marcou presença em ambas as escolas, contando com  os facilitadores Carlos Santos e Elisângela Rodrigues na primeira, e Giovanna na segunda, que proporcionaram uma experiência tecnológica para estimular a criatividade dos estudantes.



ree

ree

6 - Coleta Seletiva

A lixeira inteligente é um projeto dos facilitadores EducaTec, e que foi apresentado por Sarah Olivetto como proposta para esta semana. O objetivo é  conscientizar os estudantes sobre o uso correto das lixeiras e a importância da reciclagem, incentivando o desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio  da criação de uma coleta seletiva automatizada.

ree

7 - Trabalho Coletivo para Arrecadar Fundos

A turma da Escola Ana Sapori, com o auxílio da facilitadora Renata Santos, desenvolveu diversas peças gráficas para o convite oficial da Festa Junina. Essa atividade, que combinou habilidades digitais e criatividade, teve como objetivo convidar a comunidade escolar para participar da  arrecadação de fundos destinada à escola. 


ree


8 - Aprendendo Sistema Monetário

Na escola José Pinto Pimenta, a facilitadora Giovanna Souza e o Facilitador Igor Dias utilizaram atividades com tablets e o aplicativo GCompris para facilitar a compreensão do sistema monetário e realizar atividades simulando a compra e a venda de itens. Essa abordagem  lúdica chamou a atenção dos alunos para um tema de grande importância.



ree


9 - Produção de Doces

Na Escola Maria Vieira Barbosa, foi realizada uma simulação de uma linha de produção de doces, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprender na prática os processos da montagem de produtos. Além disso, eles aproveitaram um dia de experiências saborosas, divertidas e educativas. As facilitadoras Gabriela Paixão e Sthefanie Paiva ficaram responsáveis por registrar esse momento.



Além destas, outras atividades também foram realizadas em consonância com o currículo escolar e as disciplinas ofertadas.


Como a Educação Empreendedora Pode Transformar a vida dos estudantes;


O ensino do empreendedorismo nas escolas públicas pode representar uma estratégia valiosa para envolver toda a comunidade escolar, ao mesmo tempo em que fomenta discussões enriquecedoras e estratégicas para o desenvolvimento das crianças. Isso engloba: 


  • Desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras;

  • Capacitação na resolução de problemas;

  • Promoção de conceitos básicos de economia;

  • Estímulo à gestão de recursos;

  • Desenvolvimento de confiança e autonomia;

  • Inspiração para uma participação ativa;

  • Conscientização e valorização da ética social;

  • Amplificação da visão de futuro;

  • Conexão com a comunidade e incentivo ao trabalho em pares;

  • Integração do conhecimento com práticas reais;


A educação empreendedora nas escolas públicas têm o potencial de  transformar a vida dos estudantes, capacitando-os com habilidades criativas, de resolução de problemas e gestão de recursos. Além disso, promove a ética social, confiança e uma visão de futuro, conectando os alunos com a comunidade e com as práticas reais. Desse modo, prepara-os para enfrentar desafios modernos de forma proativa.


Para mais informações e para acompanhar as atividades do Projeto EducaTec Neves, siga o @institutoibgs no Instagram, Facebook ou YouTube.


O Projeto EducaTec Neves é uma parceria do IBGS com a Prefeitura de Ribeirão das Neves através da Secretaria Municipal de Educação.



 
 
 

Comentários


©2023 Todos direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page