top of page
  • Foto do escritorIBGS

SEMANA DO EMPREENDEDORISMO COM EDUCATEC NEVES

Facilitadores do Projeto EducaTec Neves atuam na construção e apoio de atividades escolares que promovem uma educação financeira e desenvolvimento pessoal de estudantes e educadores.





Esta semana (19/05 a 24/05) foi dedicada às atividades da Semana do Empreendedorismo na rede municipal de educação de Ribeir ão das Neves. O período contou com atividades em diversas áreas do conhecimento, percorrendo desde as ciências exatas, arte  e ciências humanas, estimulando o aprendizado em educação financeira, desenvolvimento pessoal e outros.


O Projeto de Inclusão Digital EducaTec Neves marcou presença através da atuação de seus facilitadores que, juntamente com educadores do município, propuseram e auxiliaram os professores na execução de atividades enriquecedoras, integrando a tecnologia em suas práticas.


As atividades propostas incluem o uso de realidade virtual, um recurso que desperta interesse nos alunos e aplicativos no tablet, com exemplos para compreensão do sistema monetário, além de videoaulas e tela interativa para entender a história do município e seus cidadãos empreendedores.  Confira:



1 - Horta Comunitária;

Nesta semana, a horta comunitária da Escola Lindomar Teixeira ganhou novas dimensões. A iniciativa, liderada pela professora Elaine Bittencourt (embaixadora da escola) , em colaboração com a facilitadora Júlia Ribeiro e o Coordenador do projeto EducaTec Neves, Tercio Santos, teve início em 2023 e já foi reconhecida com um prêmio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Recentemente, o projeto foi ampliado com a introdução da horta vertical, acompanhada de uma catalogação contendo fotos e recomendações para o cultivo das plantas, elaboradas pelos próprios alunos. Um exemplo de sustentabilidade, trabalho coletivo e conscientização



2 - Cultura Maker

3 - Café Literário

4 - Empreendedorismo Local

5 -Feiras de Empreendedorismo

6 - Coleta Seletiva

7 - Trabalho Coletivo para Arrecadar Fundos

8 - Aprendendo Sistema Monetário

9 - Produção de Doces


Além destas, outras atividades também foram realizadas em consonância com o currículo escolar e as disciplinas ofertadas.


Como a Educação Empreendedora Pode Transformar a vida dos estudantes;


O ensino do empreendedorismo nas escolas públicas pode representar uma estratégia valiosa para envolver toda a comunidade escolar, ao mesmo tempo em que fomenta discussões enriquecedoras e estratégicas para o desenvolvimento das crianças. Isso engloba: 


  • Desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras;

  • Capacitação na resolução de problemas;

  • Promoção de conceitos básicos de economia;

  • Estímulo à gestão de recursos;

  • Desenvolvimento de confiança e autonomia;

  • Inspiração para uma participação ativa;

  • Conscientização e valorização da ética social;

  • Amplificação da visão de futuro;

  • Conexão com a comunidade e incentivo ao trabalho em pares;

  • Integração do conhecimento com práticas reais;


A educação empreendedora nas escolas públicas têm o potencial de  transformar a vida dos estudantes, capacitando-os com habilidades criativas, de resolução de problemas e gestão de recursos. Além disso, promove a ética social, confiança e uma visão de futuro, conectando os alunos com a comunidade e com as práticas reais. Desse modo, prepara-os para enfrentar desafios modernos de forma proativa.


 

Para mais informações e para acompanhar as atividades do Projeto EducaTec Neves, siga o @institutoibgs no Instagram, Facebook ou YouTube.


O Projeto EducaTec Neves é uma parceria do IBGS com a Prefeitura de Ribeirão das Neves através da Secretaria Municipal de Educação.



33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page