top of page
  • Foto do escritorIBGS

ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRIATIVA E CONSTRUCIONISTA

Os embaixadores do Programa de Escolas Criativas de Ribeirão das Neves participam de capacitação, durante os meses de junho e julho, com o objetivo de aprender a construir projetos com os kits de robótica oferecidos pelo município.



mulher segura peças de kit de robótica e mostra para colega que está sentado ao lado, olhando para as peças e sorrindo.
Educadores realizam oficina de Robótica Educacional no Espaço EducaTec Neves

Na última quinta-feira, 13 de junho de 2024, a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves deu início a uma importante capacitação com as Embaixadoras do Programa Escolas Criativas. Este treinamento, intitulado "Robótica Educacional com Weeemake", é oferecido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Social, por meio do Programa Educatec Neves, e visa capacitar as embaixadoras no uso dos kits de robótica Weeemake como ferramentas pedagógicas inovadoras.


As oficinas ocorrem semanalmente, às quintas-feiras, no Espaço EducaTec Neves, e têm uma carga horária total de 14 horas. Durante os meses de junho e julho, as educadoras investigarão os recursos e potencialidades dos kits de robótica, os quais prometem transformar as práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal.


💡 Por que Robótica Educacional?

A robótica educacional representa uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos. Com os kits, os professores podem estimular a criatividade, a lógica, a resolução de problemas e o trabalho em equipe entre os estudantes. A variedade de recursos e a integração de plataformas digitais proporcionam um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, criando um vasto leque de possibilidades para inovar na sala de aula.


Primeiro Encontro: Abordagem Construcionista e Conhecendo os Kits Weeemake


Na sessão inaugural, as embaixadoras foram apresentadas ao novo kit de robótica adquirido pelo município. A formação começou com uma detalhada apresentação das funcionalidades e componentes do kit Weeemake. As educadoras tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos e realizar as primeiras montagens e programações, sob a orientação dos facilitadores do Educatec Neves.


Em seguida, foram incentivadas a pensar na robótica de forma ampla, não se limitando apenas aos robôs humanoides frequentemente vistos em filmes e na mídia, mas também considerando tecnologias de automação presentes em nosso cotidiano, como dispositivos domésticos inteligentes, automação de processos repetitivos, otimização de tarefas e sistemas de controle em indústrias.


Compreender essa ampla abrangência é crucial para entender a robótica, pois permite perceber como ela influencia e facilita diversas atividades diárias, ampliando a perspectiva para um futuro em que a interação com sistemas automatizados será cada vez mais comum e essencial.


Os módulos do curso serão:


  1. Abordagem Construcionista e Fundamentos da Robótica Educacional;

  2. Conhecendo os Kits Weeemake;

  3. Projetos Educacionais com Weeemake;

  4. Apresentação de Projetos e Feedback.  


Expectativas para o Futuro


As expectativas são altas, e as embaixadoras do Programa Escolas Criativas estão empolgadas com as oportunidades que os kits de robótica oferecem para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ao final do curso, elas estarão aptas a implementar projetos em suas escolas, contribuindo para uma educação mais dinâmica e alinhada com as demandas do século XXI.


Uma das participantes da formação, Rafaella Nogueira, comentou que a robótica educacional influencia no desenvolvimento do aluno "dando mais ferramentas, dando mais condições  para o crescimento e a inclusão deles no meio digital".


Outras participantes destacaram como a formação contribuirá para suas práticas pedagógicas. Evânia Ferreira, que havia manuseado o equipamento apenas uma vez, agora enxerga várias possibilidades de construir projetos em sala de aula com a capacitação.


O facilitador Danilo Zinatelli, um dos condutores desta oficina, também compartilhou suas expectativas em relação ao curso:


"O mais interessante da robótica é a criatividade das montagens e desenvolver a imaginação dos alunos através dos vários sensores disponíveis no kit. A robótica consegue atingir todas as áreas de ensino, por exemplo, desde criar uma horta para fazer uma irrigação automática, fazer o robô desenhar objetos geométricos e até mesmo contar contos e histórias. Tenho certeza de que, este conhecimento sendo implementado nas escolas, todos vão ter uma visão de crescimento, desde os mais novos até os mais velhos. Logo, proporcionando não só o aprendizado, mas o conhecimento para algo futuro que ele possa trabalhar."


Acompanhe Nossa Jornada

Vamos continuar acompanhando de perto o desenvolvimento desta capacitação e os impactos positivos que certamente trará para a nossa rede de ensino. Fiquem atentos às próximas atualizações e aos projetos incríveis que surgirão dessa iniciativa.


A robótica educacional não é apenas uma tendência, mas uma realidade que está transformando a educação. Com a dedicação e o entusiasmo das nossas embaixadoras, estamos caminhando para um futuro onde a aprendizagem é sinônimo de inovação e criatividade.



 

EDUCATEC NEVES


  • O projeto EducaTec Neves é uma parceria do IBGS com a Prefeitura de Ribeirão das Neves através da Secretaria Municipal de Educação.


14 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page