top of page

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ESPAÇO EDUCATEC NEVES É INAUGURADO PARA CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE MUNICIPAL

  • Foto do escritor: IBGS
    IBGS
  • 9 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

O Espaço proporcionará cursos de capacitação para alunos, professores e servidores da rede municipal, com a finalidade de ampliar a inclusão tecnológica promovida pelo programa EducaTec Neves nas escolas.



 fachada de um prédio com estrutura metálica com padrões hexagonais coloridos e letreiros com as logos EducaTec Neves.
Fachada do Espaço EducaTec Neves, localizada em Ribeirão das Neves

Inaugurado nesta sexta-feira (05/04/2024), o Espaço EducaTec Neves é mais um fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) e a Prefeitura de Ribeirão das Neves. O espaço define um marco significativo para a educação e a inovação no município. Localizado no centro da cidade, o espaço servirá como um núcleo para a equipe Educatec, oferecendo uma variedade de cursos de curta e média duração para capacitação tecnológica direcionada a alunos, professores e servidores da rede municipal, ampliando as perspectivas do programa já executado em sala de aula há mais de um ano.


O espaço tecnológico vai oferecer um ambiente inclusivo, atrativo e estruturado para experiências práticas, criativas, lúdicas e inovadoras. Esta iniciativa solidifica a parceria do IBGS com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Ribeirão das Neves, demonstrando um compromisso compartilhado com a educação de qualidade.


O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Junynho Martins, da secretária de educação Dolores Kícila, da presidente do IBGS Magda Queiroz,  do presidente da câmara municipal, pastor Edson Gomes, do secretário de administração Túlio Raposo e do vereador Diney, além de gestores e diretores das unidades escolares da cidade, facilitadores Educatec, estudantes da Escola Municipal José Pedro Pereira e equipe IBGS. A programação contou com a apresentação de todas as instalações do Espaço Educatec, de exposições e demonstrações de tecnologias utilizadas no letramento digital das instituições de ensino e a integração entre plataformas tecnológicas como SCRATCH, GCompris, Khan Academy, Code.org e Weeemake. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma imersão no aprendizado tecnológico, incluindo o uso de óculos de realidade aumentada e outras inovações educacionais.



4 Homens e Duas Mulheres em pé em frente a uma placa com os dizeres I Love Tec. Estão com um semblante sério, com a atenção direcionada a palestra.
Da esquerda para a Direita:Diney Duarte (vereador), pastor Edson Gomes (presidente da Câmara Municipal), Junynho Martins (prefeito de Ribeirão das Neves), Magda Queiroz (presidente do IBGS), Dolores Kícila (secretária de educação).

INFRAESTRUTURA



Alt Text: Uma sala com paredes roxas, luzes neon, com 3 cadeiras gamer dispostas e três computadores ligados no site do IBGS, enfileirados um ao lado do outro.
Sala Espaço Educatec contém cadeiras estilo gamer, computadores equipados com led colorido e parede lúdica com símbolos que remetam a jogos de vídeo game.


Localizado no centro da cidade de Ribeirão das Neves, o Espaço Educatec oferece uma infraestrutura de ponta para potencializar o aprendizado e a criatividade. O local possui salas equipadas com alta tecnologia para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos e educadores, além das plataformas de realidade virtual. O Espaço conta também com um estúdio que será utilizado para a produção de conteúdos audiovisuais, uma sala gamer, telas interativas, um ambiente de interação moderno que estimula a colaboração e a criatividade, e um espaço para exposição de recursos desenvolvidos pelo programa.



Mesas e cadeiras coloridas enfileiradas, dispostas na diagonal, com uma parede laranja e desenhos tipo doodles adesivados na cor branca.
Sala do Espaço EducaTec contendo Kits de Robótica e equipamentos de Alta Tecnologia, incluindo notebooks e televisão.

RECURSOS E ATIVIDADES


Os facilitadores do EducaTec Neves prepararam uma variedade de recursos didáticos para suas atividades, incluindo aplicativos, kits de robótica e habilidades maker. Esses recursos são desenvolvidos com o objetivo de apoiar alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Eles oferecem uma abordagem prática e inovadora, permitindo que os participantes se envolvam ativamente com o conteúdo, promovendo uma experiência educacional mais dinâmica e significativa. 


PROJETOS APRESENTADOS NA INAUGURAÇÃO:



Projeto de Adubo Sustentável/ Irrigação


Utilizando borra de café, garrafas pets, água, cola quente, palito de picolé, bateria e leds, as facilitadoras Renata Rosa, Giovanna e o coordenador Tércio mostraram que é possível construir uma horta automatizada, propondo uma forma de reaproveitamento de material e uma irrigação sustentável.


ree



Build the Future

As facilitadoras Yasmin, Kézia e Carolina propuseram um tour através de equipamentos de realidade virtual apresentando problemas e soluções ligadas às dezessete medidas da agenda da ONU em 2023. Incluindo a exploração dos mares, oceanos, florestas e o espaço sideral. Para mostrar esse universo foram utilizados os óculos de realidade virtual do IBGS. 



ree

Clean Energy

Transformando a energia eólica em energia estática através de hélices; este é o projeto idealizado pela facilitadora Yasmin e confeccionado pela Cíntia, Danilo e Renata, que propõe a construção de um cata-vento artesanal que utiliza materiais simples como palitos de madeira, garrafas PET, arames e LEDs. Quando exposto ao vento, as hélices giram, gerando eletricidade suficiente para acender o LED. Além de demonstrar a aplicação prática da energia eólica, o projeto promove a reutilização de materiais recicláveis e incentiva a criatividade e o pensamento crítico em relação aos desafios ambientais.



ree

Lixeira Inteligente

Desenvolvido pelos facilitadores Danilo e Igor, o projeto tem o objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto das lixeiras e a importância de manter a cidade limpa e organizada. Para a confecção da atividade foi utilizado o programa PictoBox (semelhante ao Scratch),  e um tablet para programar os sensores usados nas lixeiras que foram confeccionadas pelos facilitadores. Os facilitadores usaram papelão, cola e tinta guache para confeccioná-las. Para ver o funcionamento basta apertar a lixeira correta, o tipo de lixo através dos comandos disponíveis no aplicativo instalado no notebook e no tablet. 



ree

MS. Enigma

O objetivo deste projeto é apresentar desafios matemáticos de forma dinâmica, interativa, instigando o interesse do estudante pela disciplina. Os facilitadores Gabriela, Júlia e Laudisley prepararam uma “mestre da matemática”, usando uma boneca interativa confeccionada no Scratch que faz desafios matemáticos para o público presente. A boneca tem um visual mágico e para auxiliar os participantes da atividade, havia uma calculadora que foi utilizada como uma “ajuda” nas operações mais difíceis que apareciam nos desafios. A calculadora auxilia também o participante a acompanhar os próprios cálculos.  Para confeccionar o projeto as facilitadoras usaram dois tablets e materiais sustentáveis para fazer o corpinho da boneca.



ree

Pista de Dança

Imagine um circuito de atividades físicas interativas, onde os alunos são desafiados a se movimentar e interagir com a tecnologia de forma divertida e educativa. As facilitadoras Sarah, Sarah e Sthefanie desenvolveram um projeto cujo objetivo é promover a aprendizagem de habilidades motoras, coordenação e trabalho em equipe, enquanto se divertem. Uma TV exibe instruções enquanto uma caixa de som fornece uma trilha sonora empolgante. Com o kit de robótica, as placas acionam eventos virtuais no notebook, enquanto uma fita de LED adiciona um toque visual vibrante. Uma experiência única que une movimento, diversão e tecnologia!



ree

Robótica Interativa - Robô WallTec

Os facilitadores Carlos, Danilo, Davi, Igor e Coordenadora Pedagógica Dênia convidaram as diretoras a conhecerem o robô WallTec, cujo apelido é a junção da referência do famoso robô do Cinema (Wall-e) com o programa EducaTec. Perambulando entre os participantes do evento, por meio de atividades interativas e desafios estimulantes, a ação com o robô proporcionou aos visitantes um mergulho no universo dos robôs, experimentando suas capacidades e potenciais funcionalidades e promovendo a interação entre o público e a tecnologia, de forma lúdica.


ree

Robô Resgate / Robô Seguidor de Linha

Unindo tecnologia e autonomia, o robô resgate ou "robô seguidor de linha" desenvolvido pelo facilitador Carlos é equipado com sensores capazes de discernir nuances de cor no trajeto, podendo navegar por caminhos pré-definidos sem intervenção humana direta. Por meio de microcontroladores e lógica de programação, eles processam dados dos sensores, tomando decisões em tempo real, ajustando seu curso conforme necessário. O projeto demonstra a avançada tecnologia por trás dos robôs, mas também ressalta suas habilidades autônomas de execução de tarefas, mostrando aos participantes o potencial fascinante dessas máquinas na automação de processos.



ree


Braço Robótico

Esse projeto foi desenvolvido pelos facilitadores Danilo, Davi e Carlos, orientados pela pedagoga Dênia, e visa mostrar as inúmeras possibilidades de desenvolvimento de robôs com o kit Wemake 12-in-1 - WeeBot Robot Storm. O braço robótico se assemelha a um braço industrial e faz movimentos rotatórios, além de possuir articulações, ele tem uma espécie de garra que sobe, desce, vira à direita e à esquerda, ou seja seus movimentos são como de um braço humano. Através das suas “mãos”, consegue mover objetos utilizando de um controle programado com as ferramentas disponíveis no kit robótica.  O braço robótico é muito utilizado na indústria para organização de caixas e equipamentos. 



ree

Com a inauguração do Espaço Educatec Neves, está sendo potencializada uma nova era tecnológica na educação de Ribeirão das Neves, impulsionando o acesso à educação de qualidade e fomentando a inovação no ambiente educacional, em continuidade ao trabalho já realizado pelos facilitadores junto aos professores.

No decorrer do evento, o prefeito Junynho Martins inaugurou a placa comemorativa do Espaço EducaTec, apoiado pela secretária de educação Dolores Kícila e pela presidente do IBGS Magda Queiroz. 


“Viver Neves” - transformar a vida das pessoas


Durante o seu discurso, o prefeito de Neves falou sobre as oportunidades que o Espaço EducaTec vai proporcionar, contribuindo para o futuro dos alunos e promovendo um suporte tecnológico para uma educação estruturada e de qualidade, chamando a atenção para a importância do trabalho dos facilitadores dentro das escolas municipais, como suporte para o letramento digital dos professores e alunos. 


A presidente do IBGS Magda Queiroz também contribuiu com um discurso reforçando a importância do uso da tecnologia para ensinar, e também parabenizou a equipe de facilitadores pelo sucesso do trabalho desenvolvido nas escolas e de como foi agregador para alunos e professores. Ainda agradeceu à secretaria de educação e ao prefeito pelo cumprimento e envolvimento com o projeto. 


O pastor Edson Gomes, presidente da Câmara Municipal de Neves falou sobre a importância da educação na formação de futuros profissionais, e se referiu às crianças como a geração para o futuro da cidade e a importância de serem bem acolhidas. 


A inauguração do Espaço EducaTec marcou o início de mais um avanço na educação da cidade, ampliando o acesso da população e dos alunos de Ribeirão das Neves a um letramento digital efetivo e inclusivo. 




ESPAÇO EDUCATEC NEVES Segunda a Sexta: 8:00 às 16:00 .Endereço: Praça Francisco Miguel, R. São Pedro, 35, Ribeirão das Neves - MG, 33805-515


CONHEÇA O EDUCATEC NEVES




 
 
 

Comentários


©2023 Todos direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page