top of page
  • Foto do escritorIBGS

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ESPAÇO EDUCATEC NEVES É INAUGURADO PARA CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA NA REDE MUNICIPAL

O Espaço proporcionará cursos de capacitação para alunos, professores e servidores da rede municipal, com a finalidade de ampliar a inclusão tecnológica promovida pelo programa EducaTec Neves nas escolas.



 fachada de um prédio com estrutura metálica com padrões hexagonais coloridos e letreiros com as logos EducaTec Neves.
Fachada do Espaço EducaTec Neves, localizada em Ribeirão das Neves

Inaugurado nesta sexta-feira (05/04/2024), o Espaço EducaTec Neves é mais um fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) e a Prefeitura de Ribeirão das Neves. O espaço define um marco significativo para a educação e a inovação no município. Localizado no centro da cidade, o espaço servirá como um núcleo para a equipe Educatec, oferecendo uma variedade de cursos de curta e média duração para capacitação tecnológica direcionada a alunos, professores e servidores da rede municipal, ampliando as perspectivas do programa já executado em sala de aula há mais de um ano.


O espaço tecnológico vai oferecer um ambiente inclusivo, atrativo e estruturado para experiências práticas, criativas, lúdicas e inovadoras. Esta iniciativa solidifica a parceria do IBGS com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Ribeirão das Neves, demonstrando um compromisso compartilhado com a educação de qualidade.


O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Junynho Martins, da secretária de educação Dolores Kícila, da presidente do IBGS Magda Queiroz,  do presidente da câmara municipal, pastor Edson Gomes, do secretário de administração Túlio Raposo e do vereador Diney, além de gestores e diretores das unidades escolares da cidade, facilitadores Educatec, estudantes da Escola Municipal José Pedro Pereira e equipe IBGS. A programação contou com a apresentação de todas as instalações do Espaço Educatec, de exposições e demonstrações de tecnologias utilizadas no letramento digital das instituições de ensino e a integração entre plataformas tecnológicas como SCRATCH, GCompris, Khan Academy, Code.org e Weeemake. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma imersão no aprendizado tecnológico, incluindo o uso de óculos de realidade aumentada e outras inovações educacionais.



4 Homens e Duas Mulheres em pé em frente a uma placa com os dizeres I Love Tec. Estão com um semblante sério, com a atenção direcionada a palestra.
Da esquerda para a Direita:Diney Duarte (vereador), pastor Edson Gomes (presidente da Câmara Municipal), Junynho Martins (prefeito de Ribeirão das Neves), Magda Queiroz (presidente do IBGS), Dolores Kícila (secretária de educação).

INFRAESTRUTURA



Alt Text: Uma sala com paredes roxas, luzes neon, com 3 cadeiras gamer dispostas e três computadores ligados no site do IBGS, enfileirados um ao lado do outro.
Sala Espaço Educatec contém cadeiras estilo gamer, computadores equipados com led colorido e parede lúdica com símbolos que remetam a jogos de vídeo game.


Localizado no centro da cidade de Ribeirão das Neves, o Espaço Educatec oferece uma infraestrutura de ponta para potencializar o aprendizado e a criatividade. O local possui salas equipadas com alta tecnologia para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos e educadores, além das plataformas de realidade virtual. O Espaço conta também com um estúdio que será utilizado para a produção de conteúdos audiovisuais, uma sala gamer, telas interativas, um ambiente de interação moderno que estimula a colaboração e a criatividade, e um espaço para exposição de recursos desenvolvidos pelo programa.



Mesas e cadeiras coloridas enfileiradas, dispostas na diagonal, com uma parede laranja e desenhos tipo doodles adesivados na cor branca.
Sala do Espaço EducaTec contendo Kits de Robótica e equipamentos de Alta Tecnologia, incluindo notebooks e televisão.

RECURSOS E ATIVIDADES


Os facilitadores do EducaTec Neves prepararam uma variedade de recursos didáticos para suas atividades, incluindo aplicativos, kits de robótica e habilidades maker. Esses recursos são desenvolvidos com o objetivo de apoiar alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Eles oferecem uma abordagem prática e inovadora, permitindo que os participantes se envolvam ativamente com o conteúdo, promovendo uma experiência educacional mais dinâmica e significativa. 


PROJETOS APRESENTADOS NA INAUGURAÇÃO:



Projeto de Adubo Sustentável/ Irrigação


Utilizando borra de café, garrafas pets, água, cola quente, palito de picolé, bateria e leds, as facilitadoras Renata Rosa, Giovanna e o coordenador Tércio mostraram que é possível construir uma horta automatizada, propondo uma forma de reaproveitamento de material e uma irrigação sustentável.





Build the Future

Clean Energy

Lixeira Inteligente

MS. Enigma

Pista de Dança

Robótica Interativa - Robô WallTec

Robô Resgate / Robô Seguidor de Linha

Braço Robótico

Com a inauguração do Espaço Educatec Neves, está sendo potencializada uma nova era tecnológica na educação de Ribeirão das Neves, impulsionando o acesso à educação de qualidade e fomentando a inovação no ambiente educacional, em continuidade ao trabalho já realizado pelos facilitadores junto aos professores.

No decorrer do evento, o prefeito Junynho Martins inaugurou a placa comemorativa do Espaço EducaTec, apoiado pela secretária de educação Dolores Kícila e pela presidente do IBGS Magda Queiroz. 


“Viver Neves” - transformar a vida das pessoas


Durante o seu discurso, o prefeito de Neves falou sobre as oportunidades que o Espaço EducaTec vai proporcionar, contribuindo para o futuro dos alunos e promovendo um suporte tecnológico para uma educação estruturada e de qualidade, chamando a atenção para a importância do trabalho dos facilitadores dentro das escolas municipais, como suporte para o letramento digital dos professores e alunos. 


A presidente do IBGS Magda Queiroz também contribuiu com um discurso reforçando a importância do uso da tecnologia para ensinar, e também parabenizou a equipe de facilitadores pelo sucesso do trabalho desenvolvido nas escolas e de como foi agregador para alunos e professores. Ainda agradeceu à secretaria de educação e ao prefeito pelo cumprimento e envolvimento com o projeto. 


O pastor Edson Gomes, presidente da Câmara Municipal de Neves falou sobre a importância da educação na formação de futuros profissionais, e se referiu às crianças como a geração para o futuro da cidade e a importância de serem bem acolhidas. 


A inauguração do Espaço EducaTec marcou o início de mais um avanço na educação da cidade, ampliando o acesso da população e dos alunos de Ribeirão das Neves a um letramento digital efetivo e inclusivo. 



 

ESPAÇO EDUCATEC NEVES Segunda a Sexta: 8:00 às 16:00 .Endereço: Praça Francisco Miguel, R. São Pedro, 35, Ribeirão das Neves - MG, 33805-515


CONHEÇA O EDUCATEC NEVES




40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page