top of page
  • Foto do escritorIBGS

INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE RIBEIRÃO DAS NEVES: LANÇAMENTO DO SCRATCH BOOK

Promessa de final de ano do Programa EducaTec de Ribeirão das Neves, o livro "Scratch Book" irá auxiliar no desenvolvimento de atividades de diversas áreas do conhecimento por meio da programação visual em blocos.




Crescimento pessoal, desenvolvimento de criatividade, raciocínio lógico, pensamento sistêmico, resolução de problemas, esses são alguns dos benefícios para alunos que fazem o uso da linguagem Scratch nas escolas junto aos seus professores. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Gestão Social escolheu lançar o livro: Inclusão Digital na Educação – Scratch Book Ribeirão das Neves, em parceria com a Secretaria de Educação de Ribeirão das Neves, MG.


O projeto, iniciado na Exposição Scratch Day, realizada em maio de 2023, está saindo do forno! O lançamento está marcado para dezembro, no aniversário de 70 anos de Ribeirão das Neves, onde os livros começarão a ser distribuídos nas Escolas Municipais, a fim de potencializar o ensino-aprendizagem em sala de aula de disciplinas como matemática, ciência, arte, linguagens, entre outras.



EXPRESSANDO PAIXÕES E INTERESSES PESSOAIS POR MEIO DA PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS


Este Livro conta com mais de 6.000 exemplares e será distribuído nas Escolas Municipais para alunos do 5º ao 9º ano, a fim de auxiliar no desenvolvimento de mais de 180 atividades entre alunos e professores através do Scratch, uma plataforma utilizada em mais de 200 países, que promove o pensamento computacional, a resolução de problemas e o protagonismo dos estudantes.

O estudo transdisciplinar dessa novidade está alinhado ao uso do livro Scratch Book, o que permitirá que os estudantes realizem as atividades através de exercícios com ações práticas do Scratch para programar suas próprias histórias, animações e jogos interativos.




Alterar o tamanho de um objeto, reproduzir um som através de programação, ou criar um código que te permite marcar pontos… Todas essas atividades serão possíveis com o uso do livro Scratch Book, em que os alunos podem fazer a sua interpretação acerca de atividades em conjunto do professor.


Os mais de 100 cartões apresentam atividades didáticas com passo a passo para auxiliar o professor com a plataforma Scratch instalada nos tablets incluídos nos kits adquiridos pela Prefeitura no ano de 2022.


ENTREGA E DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS


Os livros foram entregues nesta quinta-feira (23/11) na Secretaria Municipal de Ribeirão das Neves e serão distribuídos para as escolas municipais, onde os professores e estudantes vão poder consultar o livro e programar atividades com os recursos apresentados. A meta é que até o final do ano, todas as escolas municipais estarão com exemplares e aplicando atividades de linguagem de programação durante o conteúdo ministrado em sala de aula.



 


Scratch é desenvolvido pelo Lifelong Kindergarten Group no MIT Media Lab.




 

SCRATCH BOOK:

Livro Criado pelo IBGS – Instituto Brasileiro de Gestão Social em parceria com a Secretaria Municipal de Ribeirão das Neves

Prefeito: Moacir Martins da Costa Junior Secretária de Educação: Dolores Kícila Alves Carlos Presidente IBGS: Magda Queiroz

PARA CONHECER MAIS SOBRE O EDUCATEC NEVES




13 visualizações0 comentário
bottom of page