top of page
  • Foto do escritorIBGS

IBGS CONVIDA ALURA PARA AMPLIAR OS CURSOS OFERECIDOS AOS PROFESSORES DO CRAEDI

Atualizado: 4 de set. de 2023

Representante da Alura, Mirelle Godoy, visita Governador Valadares para realizar a segunda etapa do programa de formação de professores ofertado pelo IBGS.



Uma mulher, representante da Alura, segurando um microfone, fazendo uma apresentação para cerca de 40 pessoas, que estão sentadas.
Mirella Godoy, representante da Alura durante formação no CRAEDI

Na terça-feira do dia 22/08/2023 o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) promoveu um encontro no Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Zilda Arns (CRAEDI) sobre os cursos da escola de tecnologia Alura.

Esse encontro fez parte da programação de cursos para a formação de professores do CRAEDI que trabalham diretamente no atendimento a alunos PCD's e com altas habilidades. Os encontros estão ocorrendo quinzenalmente e têm como objetivo capacitar os professores em programação criativa, arte generativa, desenvolvimento, jogos e outras práticas.


Ramiro, sociólogo e gerente de produtos do Polo de Transformação Digital, destaca o propósito fundamental dessa inovadora parceria, bem como a relevância do conteúdo e método desenvolvido pela Alura para a ementa dos cursos:

"É de suma relevância o método adotado pela Alura, pois ele viabiliza aos educadores a capacidade de proporcionar um acompanhamento especializado, atendendo às necessidades específicas de alunos com características singulares, como aqueles com altas habilidades e superdotação, assim como pessoas com deficiências (PCD's), garantindo, assim, uma experiência educacional verdadeiramente inclusiva e enriquecedora."

Sobre a aprendizagem das ferramentas, Patrícia Cancillieri, Diretora do CRAEDI, faz importantes considerações sobre algumas dificuldades que os educadores do CRAEDI podem encontrar em sala de aula, que podem ser mitigadas com as ferramentas e orientações apresentadas na formação. Segundo Patrícia,

"A maioria das vezes os jogos não são feitos dentro das especificidades do que a criança precisa. Estamos vendo essa formação como uma possibilidade de ampliar as atividades, ampliar a forma que a gente trabalha, trabalhando exatamente com aquilo que ela tem de potencial, que ela tem que desenvolver". Patrícia reforça ainda: "Nós vemos a programação como um 'bicho de sete cabeças', mas os professores estão empolgados! ... Pensando que é mais uma ferramenta de trabalho para trabalhar bem específico o que cada criança precisa desenvolver. Todos os professores estão empolgados." - reitera.

Por meio da busca por desenvolver o pensamento computacional, a parceria com a Alura teve início no dia 19/08 e pretende capacitar os professores que trabalham em diferentes áreas nessa instituição, Os cursos implementados pelo IBGS em 2023 serão de:

  • Scratch: Programação Criativa Scratch:

  • Programação, Ciência e Arte

  • Minha Janela: Programando Seu Mundo

  • Scratch: Desenvolvendo Jogos Através da Programação

  • E um conteúdo extra de: Scratch: Seu Jogo com Física e Gravidade.



Professores sentados a uma mesa grande com computadores, concentrados em aula.
Professoras do CRAEDI assistem aula de programação no Polo de Transformação Digital

Através dessa formação, a perspectiva é de que o desenvolvimento de novas atividades direcionadas ao processo de ensino-aprendizagem beneficie diretamente 1.100 alunos que recebem suporte do CRAEDI. Esse avanço concretiza um passo significativo em direção a uma educação cada vez mais inclusiva dentro das Escolas Municipais de Governador Valadares.


FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CRAEDI


Período: Agosto/2023 a Outubro 2023 Local: POLO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL R. Peçanha, 984 - Centro | Gov. Valadares - MG, 35010-161

CENTRO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA E APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA ZILDA ARNS R. Israel Pinheiro, 4211 - Lourdes | Gov. Valadares - MG, 35032-180\

SAIBA MAIS:




12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page