top of page
  • Foto do escritorIBGS

SPACE DAY: EVENTO INTERNACIONAL UNE O ENSINO DO INGLÊS, A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO ESPACIAL PARA ESTUDANTES DE GOVERNADOR VALADARES

O evento contou com atividades voltadas para o sistema STEM, seleção de bolsas para a NASA, especialistas do espaço e a visita da Cônsul dos Estados Unidos à cidade de Governador Valadares.



Dezenas de crianças reunidas em pé olhando  2 homens com microfone na mão palestrando em cima de um palanque.
O evento reuniu estudantes do sétimo ao nono ano das escolas municipais de Governador Valadares e Educadores para participar do bate-papo com especialistas.


Evento de caráter global, o Space Day inaugurou uma edição especial em Governador Valadares através do Polo de Transformação Digital, um espaço importantíssimo para o intercâmbio cultural e compartilhar conhecimentos. Eventos como o Science Days desempenham um papel fundamental nesse processo. 


Em parceria com a KSCIA -  International Space Academy, a The Michaelis Foundation for Global Education, e a Amazon Web Services, o Instituto Brasileiro de Gestão Social, através do programa de ensino bilíngue YES I CAN proporcionou um dia de experiências espaciais para estudantes do sétimo ao nono ano. Os convidados e alunos participaram de  uma jornada no espaço com atratividades tecnológicas e até um encontro com especialistas.


O destaque do evento foi a presença de Jefferson Michaelis, Presidente da The Foundation Michaelis for Global Education e Consultor Sênior (KSCIA) - International Space Academy. O Centro é responsável por mesclar áreas de recursos humanos e educação, para transformar temas distantes para a população em recursos palatáveis, quase sempre focados em crianças. Além da presença de Michaelis, outros representantes da KSCIA estiveram presentes para dividir suas experiências no SPACE TALK, como  G. Michael Lester (co-fundador), Jonathan Sopelak Brief (instrutor líder) e José Carlos Filho  (gerente nacional).



4 homens, sendo 3 sentados sorrindo e um em pé segurando um microfone e falando.
Equipe da KSCIA International Space Academy. Da esquerda pra direita: Jonathan Sopelak Brief (Instrutor Líder), Jeff Michaelis (Presidente da The Foundation Michaelis for Global Education e Consultor Sênios da KSCIA), G. Michael Lester (Co-Fundador) José Carlos Filho (Gerente Nacional)

A programação do evento contou com atividades variadas, como o Space Talk: Bate Papo com Experts, uma mini exposição de artefatos espaciais, equipamentos de realidade virtual e aumentada, além de espaços interativos com atividades lúdicas para os estudantes. O evento ocorreu no Polo de Transformação Digital na tarde de sábado (23/03/2024).



Mesa forrada com bandeira dos Estados Unidos com objetos em cima como algumas revistas, alguns postes , copo e maquetes de foguetes dispostos.
Cards, objetos espaciais, souvenirs da NASA e até posters fizeram parte da mini-exposição pertencente à equipe de convidados da KSCIA.

BOLSAS DE ESTUDOS PARA A NASA


Além do dia completo de programação, o evento marcou o início da seleção de dois estudantes da rede pública municipal de Governador Valadares para concorrer a duas bolsas de estudos "International Journey" ofertadas pela KSCIA e o IBGS. Os estudantes contemplados pela bolsa, farão uma viagem diretamente para os Estados Unidos da América, em uma visita a um dos maiores centros de pesquisa da NASA.



Crianças sentadas a frente de computadores de controle de objetos espaciais na NASA SPACE KENEDY.
Foto: Acervo KSCIA. Disponível em: www.kscia.com


CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

As etapas de participação estarão disponíveis durante o mês de abril até o mês de agosto. Os critérios de seleção incluem a aprovação e participação do estudante em todas as disciplinas de sua escola, no programa YES I CAN e nas atividades do Polo de Transformação Digital;


Em Junho, os alunos vão se dedicar à escrita de uma redação orientada pelos instrutores de inglês cujo tema será “Por que eu gostaria de representar Governador Valadares na NASA?”. Durante a construção desta, os alunos terão acesso a videoaulas e suporte de forma remota na plataforma Poder Digital,  plataforma de ensino a distância da Prefeitura de Governador Valadares em parceria com o IBGS.


Em abril, começa a divulgação e mobilização nas escolas para a produção das redações com o seguinte tema: “Por que eu gostaria de representar Governador Valadares na NASA?” Os estudantes precisam entregar a redação até o dia 30 de julho. Em agosto, os alunos serão selecionados através das avaliações da redação, depois disso começa a 3ª fase, onde cada estudante deve gravar um vídeo defendendo sua motivação para ganhar a bolsa. A plataforma de votação para os finalistas será divulgada nos canais de comunicação do IBGS, Prefeitura e SMED.




VISITA DA CÔNSUL AMERICANA A GOVERNADOR VALADARES



Uma mulher segurando um microfone e outra ao seu lado sorrindo.
Cônsul Katherine Earhart Ordoñez faz discurso aos participantes do evento Space Day ao lado da Presidente do IBGS, Magda Queiroz.


Outro destaque importante para este evento foi a presença da Cônsul dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Katherine Earhart Ordoñez. Essa visita visa facilitar um intercâmbio valioso de conhecimentos e práticas, com ênfase na promoção do programa de Ensino Bilíngue YES I CAN, além de representar um marco histórico e uma oportunidade sem precedentes para fortalecer os laços entre a Prefeitura de Governador Valadares e o Governo Americano. Ademais, o cerne do evento SPACE DAY é proporcionar um fórum abrangente de discussão sobre tecnologias espaciais, com a participação de especialistas da KSCIA, visando ampliar os horizontes dos estudantes para futuras oportunidades através do ensino da língua inglesa e conhecimentos sobre o espaço.



Jovens seguram bandeira dos Estados Unidos em corredor, aguardando a visita da Cônsul americana.
Cônsul Katherine Earhart Ordoñez é recebida por estudantes e instrutores do YES I CAN na entrada do evento.



A cidade de Governador Valadares está à frente, quando promove um projeto tão arrojado e quase que pioneiro no Brasil, que é levar uma educação bilíngue para as escolas públicas municipais. Essa parceria da prefeitura da cidade com a KSCIA -  International Space Academy, a The Michaelis Foundation for Global Education, a Amazon Web Services e o Instituto Brasileiro de Gestão Social traz inúmeros benefícios principalmente para os estudantes, que têm a oportunidade de aprender uma nova língua, além de despertar uma curiosidade sobre as ciências espaciais e sobre os mistérios que envolvem o espaço. 



 

YES I CAN

Programa de ensino bilíngue realizado através da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares em parceria com o Instituto Brasileiro de Gestão Social.





SPACE DAY: ENGLISH EXPERIENCES MANY OPPORTUNITIES

Data: 23/03/2024

Hora: 14:00 às 17:00

Endereço: Rua Peçanha 984, Centro | Governador Valadares

27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page