top of page
  • Foto do escritorIBGS

ROBÓTICA, REALIDADE VIRTUAL E MUITA IMERSÃO TECNOLÓGICA: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE JUNHO NO ESPAÇO EDUCATEC NEVES

Estudantes das Escolas Municipais de Ribeirão das Neves poderão participar de visita imersiva e digital no novo Espaço EducaTec Neves.




As visitas guiadas ao Espaço EducaTec Neves já começaram, e o Instituto Brasileiro de Gestão Social, através da parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, marca um avanço significativo para promover o letramento digital de alunos e professores da Rede.


Infraestrutura Tecnológica


O Espaço dispõe de uma estrutura tecnológica avançada e  de uma uma equipe técnica qualificada para oferecer cursos e oficinas que incluem robótica, equipamentos gamer, realidade virtual, entre outras tecnologias atuais. Além disso, conta com expertise em diversas plataformas digitais para auxiliar na capacitação de educadores e estudantes do 5º ao 9º ano, inicialmente.





Importância do Letramento Digital na Educação


Esses esforços proporcionam uma compreensão da tecnologia como uma ferramenta ativa, que auxilia no aprendizado, promovendo a construção de novos saberes e incentivando os participantes a se tornarem não apenas usuários, mas também criadores de tecnologia. Isso contribui para minimizar possíveis desigualdades educacionais e estruturais, além de combater a  defasagem tecnológica e falta de acesso a recursos. Essa iniciativa integra as competências desenvolvidas na educação formal ao letramento digital, visando o crescimento crítico e a capacitação aos membros da rede Municipal de Educação.





Funcionamento das Visitações


Durante as oficinas guiadas, os visitantes participarão de uma recepção, de oficinas demonstrativas com os facilitadores de tecnologia EducaTec, e de um encerramento coletivo para compartilhar suas experiências no novo espaço. As oficinas  e os eventos serão programados de acordo com o calendário compartilhado pela Secretaria de Educação.


Os temas abordados pela equipe do Espaço EducaTec Neves serão atualizados mensalmente  e acompanham o calendário escolar da rede, agregando-se ao conteúdo já aplicado em sala de aula e potencializando ainda mais os aprendizados. Neste mês os estudantes estarão imersos no estudo dos Biomas Brasileiros, em decorrência da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), anunciada pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo tema é Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais". A escolha deste tema reflete um compromisso em abordar questões cruciais relacionadas à biodiversidade brasileira, reconhecida mundialmente por sua riqueza única. 


Objetivos do Tema:

  1. Conscientizar sobre a diversidade dos biomas brasileiros. 

  2. Incentivar a pesquisa e valorização dos conhecimentos tradicionais sobre esses  espaços. 

  3. Integrar saberes tradicionais com novas tecnologias em um processo colaborativo. 


Impactos do Projeto


Investir em educação e inclusão digital não apenas beneficia os indivíduos diretamente envolvidos, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico da comunidade como um todo. Ao capacitar os cidadãos com habilidades relevantes para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, o projeto Educatec Neves contribui para um futuro mais próspero e sustentável para Ribeirão das Neves. 



 

ESPAÇO EDUCATEC NEVES

Praça Francisco Miguel, R. São Pedro, 35, Ribeirão das Neves - MG, 33805-515


8h00 às 9h30

14h00 às 15h30 


O projeto EducaTec Neves é uma parceria do IBGS com a Prefeitura de Ribeirão das Neves através da Secretaria Municipal de Educação.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page