top of page
  • Foto do escritorIBGS

PROJETO SOCIAL DO IBGS CERTIFICA ALUNOS PARA COMBATE ÀS FAKE NEWS EM GOVERNADOR VALADARES 

Atualizado: há 12 horas

 

Estudantes exibem certificados em mãos, sorrindo para fotos na frente de dois monitores, que estão sorrindo também. Todos eles estão em uma sala de vidro.
Estudantes Exibem Certificado de Combate às Fake News ao lado dos monitores.

Estamos em um ano eleitoral, no qual os brasileiros se dirigirão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, encarregados de representar o município e seus cidadãos.


O desafio de assegurar eleições limpas e realizadas em igualdade de condições cresce com o avanço tecnológico e o uso de aplicativos para a produção generativa de textos, áudios e vídeos se torna mais difundido.

 

A disseminação de informações falsas e enganosas representa uma séria ameaça à sociedade, afetando não apenas a credibilidade das fontes de informação, mas podendo gerar consequências negativas para a democracia e a coesão social. 

 

COMBATE À FAKE NEWS E UMA CULTURA DA PAZ DIGITAL NA SALA DE AULA

 

Em consonância com os seus princípios pedagógicos, o Instituto Brasileiro de Gestão Social certificou mais de 500 estudantes das escolas municipais de Governador Valadares em um curso dedicado ao combate das chamadas “Fake News”.  O objetivo do curso é promover uma cultura de paz digital nas escolas, visando garantir que os estudantes exerçam sua cidadania, se tornando usuários digitais conscientes e responsáveis, aptos a contribuir para a construção de uma ambiente online seguro e confiável.

 

O curso híbrido, realizado pelos estudantes do Polo de Transformação Digital possui a carga horária de 10 horas e está dividido em módulos que abordam pesquisa e compreensão sobre o que são as fakes News, a análise e identificação dessas notícias, bem como a investigação dos motivos que levam à sua disseminação, além de promover medidas de combate por meio do diálogo e da informação. Os estudantes que completaram o curso, agora são capazes de coletar informações de diversas fontes, fazendo a análise crítica do conteúdo, a verificação das fontes citadas, contextualizar e interpretar a informação em um contexto mais amplo, e avaliar as possíveis motivações por trás da propagação de uma notícia falsa.

 

 IMPORTÂNCIA DO PROJETO



Estudantes, em pé sob um palanque em formato de escada levantam os braços exibindo os certificados, no canto inferior estão localizados os professores, sorrindo e olhando para a câmera.
Estudantes Exibem Certificados em Fake News

 

O destaque desse trabalho de promoção do combate às fake news e de uma cultura de paz digital e ética online nas escolas, reside em sua contribuição para a veracidade de um debate sobre as notícias atuais, fortalecendo a autenticidade das informações espalhadas. No contexto das eleições, por exemplo, as fake news se propagam em uma escala ainda maior, ou no caso de tragédias como a do Rio Grande do Sul, onde grupos online mobilizam-se para prestar auxílio às famílias desabrigadas. Contudo, as informações falsas acabam desestimulando doações e mobilizações. 


Ao promover a divulgação precisa e confiável dos fatos, é possível fortalecer a confiança na mídia e na comunicação pública, além de garantir que as pessoas possam fazer escolhas embasadas em momentos críticos.



 

Polo de Transformação Digital

R. Peçanha, 984 - Centro, Gov. Valadares - MG, 35010-161



  • O Polo de Transformação Digital é uma parceria do IBGS com a Prefeitura de Governador Valadares através da Secretaria Municipal de Educação.


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page