Estamos em um ano eleitoral, no qual os brasileiros se dirigirão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, encarregados de representar o município e seus cidadãos.
O desafio de assegurar eleições limpas e realizadas em igualdade de condições cresce com o avanço tecnológico e o uso de aplicativos para a produção generativa de textos, áudios e vídeos se torna mais difundido.
A disseminação de informações falsas e enganosas representa uma séria ameaça à sociedade, afetando não apenas a credibilidade das fontes de informação, mas podendo gerar consequências negativas para a democracia e a coesão social.
COMBATE À FAKE NEWS E UMA CULTURA DA PAZ DIGITAL NA SALA DE AULA
Em consonância com os seus princípios pedagógicos, o Instituto Brasileiro de Gestão Social certificou mais de 500 estudantes das escolas municipais de Governador Valadares em um curso dedicado ao combate das chamadas “Fake News”. O objetivo do curso é promover uma cultura de paz digital nas escolas, visando garantir que os estudantes exerçam sua cidadania, se tornando usuários digitais conscientes e responsáveis, aptos a contribuir para a construção de uma ambiente online seguro e confiável.
O curso híbrido, realizado pelos estudantes do Polo de Transformação Digital possui a carga horária de 10 horas e está dividido em módulos que abordam pesquisa e compreensão sobre o que são as fakes News, a análise e identificação dessas notícias, bem como a investigação dos motivos que levam à sua disseminação, além de promover medidas de combate por meio do diálogo e da informação. Os estudantes que completaram o curso, agora são capazes de coletar informações de diversas fontes, fazendo a análise crítica do conteúdo, a verificação das fontes citadas, contextualizar e interpretar a informação em um contexto mais amplo, e avaliar as possíveis motivações por trás da propagação de uma notícia falsa.
IMPORTÂNCIA DO PROJETO
O destaque desse trabalho de promoção do combate às fake news e de uma cultura de paz digital e ética online nas escolas, reside em sua contribuição para a veracidade de um debate sobre as notícias atuais, fortalecendo a autenticidade das informações espalhadas. No contexto das eleições, por exemplo, as fake news se propagam em uma escala ainda maior, ou no caso de tragédias como a do Rio Grande do Sul, onde grupos online mobilizam-se para prestar auxílio às famílias desabrigadas. Contudo, as informações falsas acabam desestimulando doações e mobilizações.
Ao promover a divulgação precisa e confiável dos fatos, é possível fortalecer a confiança na mídia e na comunicação pública, além de garantir que as pessoas possam fazer escolhas embasadas em momentos críticos.
Polo de Transformação Digital
R. Peçanha, 984 - Centro, Gov. Valadares - MG, 35010-161
O Polo de Transformação Digital é uma parceria do IBGS com a Prefeitura de Governador Valadares através da Secretaria Municipal de Educação.
Comentarios