top of page
  • Foto do escritorIBGS

NARRATIVAS DIGITAIS UTILIZANDO SCRATCH: RECURSO DIDÁTICO E PROTAGONISMO COM IBGS

Atualizado: 24 de nov. de 2023


Instituto Brasileiro de Gestão Social apresenta atividades do Programa EducaTec Neves na 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC) em São João Del Rey





Através do tema "Saberes a Compartilhar, Caminhos a Trilhar" a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC) teve seu início neste domingo (12/11/2023) e traz em sua programação palestrantes, mesas redondas, apresentações, oficinas, mostras interativas que contribuirão para a troca de experiências entre educadores, estudantes, pesquisadores, artistas, e todo público interessado em transformar a educação ainda mais mão na massa, divertida, prazerosa e relevante para crianças e jovens no Brasil.


O Instituto Brasileiro de Gestão Social preparou para esta edição uma apresentação sobre a atuação de nossos facilitadores utilizando os recursos do Scratch através do programa EducaTec Neves.


SCRATCH NO PROGRAMA EDUCATEC NEVES


O Programa EducaTec Neves tem como objetivo principal promover a inclusão digital na rede municipal de ensino de Ribeirão das Neves. Através de ações como a capacitação de educadores, suporte aos alunos e o estímulo do uso de dispositivos e plataformas digitais. O intuito dessas medidas é melhorar o processo de ensino-aprendizagem e familiarizar tanto os estudantes quanto os educadores a respeito das tecnologias de educação.


Dessa forma, o projeto visa introduzir e incentivar crianças e adolescentes ao mundo da tecnologia de forma responsável e respeitosa. Além disso, busca capacitar o corpo docente e profissionais da educação no uso de ferramentas tecnológicas, a fim de aplicá-las em atividades de ensino mais interativas, inclusivas e inovadoras, tanto presencialmente como em ambientes de ensino remoto.


Uma das plataformas utilizadas é a plataforma Scratch, que é um programa gratuito de linguagem de programação em blocos, criado pelo Media Lab do Mit. Nossos facilitadores fazem uso da plataforma em sala de aula junto aos estudantes e professores das escolas municipais de Ribeirão das Neves, aplicando atividades que estimulam a criatividade, desenvolvem um pensamento computacional, pensamento lógico, melhoram habilidades de resolução de problemas e criam possibilidades de projetos interativos lúdicos, estimulando a criatividade.



Carlos Santos, da equipe do IBGS dividiu sua experiência em sala de aula com os recursos ofertados pelo Scratch e coloca suas percepções referentes a interdisciplinaridade do projeto:


Carlos: O scratch em sala de aula traz uma visão lúdica de um pensamento muito avançado, em experiências com alunos onde fazíamos projetos relacionados a uma determinada área, observamos que transitavam em diversas disciplinas, tirando um pouco do pensamento fechado e abrindo a mente para a interdisciplinaridade.

Além disso, ele nos contou como os alunos aumentam a sua habilidade em resolver situações-problema, do âmbito escolar, ou até mesmo do cotidiano utilizando o Scratch.



Alunos sentados a uma mesa, observando uma professora  apontando para uma tela interativa.
Facilitadora Heloisa aplicando atividades utilizando Scratch em escola em Ribeirão das Neves (Acervo IBGS)


Heloisa Moreira, também da equipe IBGS nos relata sobre as multifuncionalidades do Scratch e como ele pode desenvolver inúmeras atividades específicas para cada pessoa, segundo ela:


Heloísa: o scratch é uma oportunidade de criar uma demanda única para a escola, ele tem a possibilidade de criar uma coisa mais específica (...) criar grupos e diferentes jogos, através de demandas que não existem em outros aplicativos (...) é uma coisa que você pode personalizar de acordo com a demanda do aluno.

Heloísa também aponta que além de criar atividades personalizadas para desenvolver com os alunos, o Scratch também possibilita que eles possam desenvolver suas próprias atividades.



PROGRAMAÇÃO DO IBGS CBAC 2023


Nesta edição, o Instituto Brasileiro de Gestão Social propôs a apresentação de "NARRATIVAS DIGITAIS UTILIZANDO SCRATCH: RECURSO DIDÁTICO E PROTAGONISMO" que mostra a atuação do IBGS utilizando a plataforma em sala de aula para auxiliar professores e estudantes no ensino-aprendizagem.

No dia 14/11, a programação da Conferência idealizada por Sandra Ribas, representante do IBGS, foi estruturada para apresentar os materiais exclusivos do instituto que contribuem para uma educação cada vez mais inclusiva e lúdica através da tecnologia. Um destaque importante é a apresentação do Scratch Book, livro que será lançado na rede de ensino municipal de Ribeirão das Neves junto a Secretaria de Educação do município.

O livro Scratch Book, que reúne exercícios de programação em blocos, permitirá que os estudantes realizem atividades através de exercícios com ações práticas do Scratch para programar suas próprias histórias, animações e jogos interativos.



Dois livros dispostos em uma mesa de cor alaranjada.
Livro Scratch Book que será lançado através do programa EducaTec em Ribeirão das Neves


Realizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Universidade Federal de São João Del-Rei e o MIT Media Lab, a CBAC 2023 se estende até o dia 15/11/2023 com uma programação diversa.





 

3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Data: 12/11/2023 a 15/11/2023 Local: Universidade Federal de São João Del Rey


Livro Criado pelo IBGS – Instituto Brasileiro de Gestão Social em parceria com a Secretaria Municipal de Ribeirão das Neves

Scratch é desenvolvido pelo Lifelong Kindergarten Group no MIT Media Lab. Consulte http://scratch.mit.edu.


PARA CONHECER MAIS SOBRE O IBGS:




10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page