Instituto Brasileiro de Gestão Social apresenta atividades do Programa EducaTec Neves na 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC) em São João Del Rey
Através do tema "Saberes a Compartilhar, Caminhos a Trilhar" a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC) teve seu início neste domingo (12/11/2023) e traz em sua programação palestrantes, mesas redondas, apresentações, oficinas, mostras interativas que contribuirão para a troca de experiências entre educadores, estudantes, pesquisadores, artistas, e todo público interessado em transformar a educação ainda mais mão na massa, divertida, prazerosa e relevante para crianças e jovens no Brasil.
O Instituto Brasileiro de Gestão Social preparou para esta edição uma apresentação sobre a atuação de nossos facilitadores utilizando os recursos do Scratch através do programa EducaTec Neves.
SCRATCH NO PROGRAMA EDUCATEC NEVES
O Programa EducaTec Neves tem como objetivo principal promover a inclusão digital na rede municipal de ensino de Ribeirão das Neves. Através de ações como a capacitação de educadores, suporte aos alunos e o estímulo do uso de dispositivos e plataformas digitais. O intuito dessas medidas é melhorar o processo de ensino-aprendizagem e familiarizar tanto os estudantes quanto os educadores a respeito das tecnologias de educação.
Dessa forma, o projeto visa introduzir e incentivar crianças e adolescentes ao mundo da tecnologia de forma responsável e respeitosa. Além disso, busca capacitar o corpo docente e profissionais da educação no uso de ferramentas tecnológicas, a fim de aplicá-las em atividades de ensino mais interativas, inclusivas e inovadoras, tanto presencialmente como em ambientes de ensino remoto.
Uma das plataformas utilizadas é a plataforma Scratch, que é um programa gratuito de linguagem de programação em blocos, criado pelo Media Lab do Mit. Nossos facilitadores fazem uso da plataforma em sala de aula junto aos estudantes e professores das escolas municipais de Ribeirão das Neves, aplicando atividades que estimulam a criatividade, desenvolvem um pensamento computacional, pensamento lógico, melhoram habilidades de resolução de problemas e criam possibilidades de projetos interativos lúdicos, estimulando a criatividade.
Carlos Santos, da equipe do IBGS dividiu sua experiência em sala de aula com os recursos ofertados pelo Scratch e coloca suas percepções referentes a interdisciplinaridade do projeto:
Carlos: O scratch em sala de aula traz uma visão lúdica de um pensamento muito avançado, em experiências com alunos onde fazíamos projetos relacionados a uma determinada área, observamos que transitavam em diversas disciplinas, tirando um pouco do pensamento fechado e abrindo a mente para a interdisciplinaridade.
Além disso, ele nos contou como os alunos aumentam a sua habilidade em resolver situações-problema, do âmbito escolar, ou até mesmo do cotidiano utilizando o Scratch.
Heloisa Moreira, também da equipe IBGS nos relata sobre as multifuncionalidades do Scratch e como ele pode desenvolver inúmeras atividades específicas para cada pessoa, segundo ela:
Heloísa: o scratch é uma oportunidade de criar uma demanda única para a escola, ele tem a possibilidade de criar uma coisa mais específica (...) criar grupos e diferentes jogos, através de demandas que não existem em outros aplicativos (...) é uma coisa que você pode personalizar de acordo com a demanda do aluno.
Heloísa também aponta que além de criar atividades personalizadas para desenvolver com os alunos, o Scratch também possibilita que eles possam desenvolver suas próprias atividades.
PROGRAMAÇÃO DO IBGS CBAC 2023
Nesta edição, o Instituto Brasileiro de Gestão Social propôs a apresentação de "NARRATIVAS DIGITAIS UTILIZANDO SCRATCH: RECURSO DIDÁTICO E PROTAGONISMO" que mostra a atuação do IBGS utilizando a plataforma em sala de aula para auxiliar professores e estudantes no ensino-aprendizagem.
No dia 14/11, a programação da Conferência idealizada por Sandra Ribas, representante do IBGS, foi estruturada para apresentar os materiais exclusivos do instituto que contribuem para uma educação cada vez mais inclusiva e lúdica através da tecnologia. Um destaque importante é a apresentação do Scratch Book, livro que será lançado na rede de ensino municipal de Ribeirão das Neves junto a Secretaria de Educação do município.
O livro Scratch Book, que reúne exercícios de programação em blocos, permitirá que os estudantes realizem atividades através de exercícios com ações práticas do Scratch para programar suas próprias histórias, animações e jogos interativos.
Realizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa em parceria com a Universidade Federal de São João Del-Rei e o MIT Media Lab, a CBAC 2023 se estende até o dia 15/11/2023 com uma programação diversa.
3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa
Data: 12/11/2023 a 15/11/2023 Local: Universidade Federal de São João Del Rey
Livro Criado pelo IBGS – Instituto Brasileiro de Gestão Social em parceria com a Secretaria Municipal de Ribeirão das Neves
Scratch é desenvolvido pelo Lifelong Kindergarten Group no MIT Media Lab. Consulte http://scratch.mit.edu.
PARA CONHECER MAIS SOBRE O IBGS:
Comments