top of page
  • Foto do escritorIBGS

MÃO NA MASSA: APRENDIZAGEM CRIATIVA A PARTIR DE UMA CULTURA MAKER


Ribeirão das Neves se prepara para o Dia do Mão na Massa, uma jornada de aprendizagem criativa e cultura maker e o IBGS irá participar com atividades realizadas nas escolas do município.



O Dia do Mão na Massa (15/09) é uma proposta da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) que promove uma aprendizagem maker, ou seja, do aprender fazendo, para que professores e alunos se disponham a trabalharem juntos em atividades que estimulem a autoria, construção e liberdade de criação. Seja de forma remota ou presencial, na sala de aula ou em outros espaços também.


O município de Ribeirão das Neves, que faz parte do programa "Escolas Criativas" da RBAC, não poderia ficar de fora e, por isso, se prontificou a participar do projeto Mão na Massa, que será realizado no dia 15 de Setembro de 2023 (sexta-feira). Para este dia, a Equipe do IBGS junto à Secretaria de Educação Municipal de Ribeirão das Neves prepararam atividades para somarem à programação, que ocorrerá em diversas escolas com atividades realizadas com alunos do 5º ao 9º ano, entre elas:



Atividade de Stop Motion

As integrantes do IBGS, Gilvania Aguiar e Heloisa Silva, desenvolveram um registro fotográfico animado com personagens feitos de massinha escolar pelos alunos do quinto ano da Escola Municipal Manoel de Paula Araújo. A escolha e construção da história foram feitas pela professora Maria Cristina e o professor Wallace em homenagem à diretora Arlene, que comemora seu aniversário no dia 17/09.





Poesia Digital

Na Escola Maria Vieira, os alunos do sexto ano, turma da professora Valeska, desenvolveram no scratch com a ajuda da facilitadora Carol imagens que inspiraram uma poesia coletiva, que será apresentada através de um vídeo nesta sexta-feira (15). O objetivo da atividade é que o aluno seja protagonista do processo ensino aprendizagem, usando os recursos digitais para estudar o gênero da poesia na produção textual.





Exposição Musicalidade

Na Escola Sebastião Gomes, a facilitadora Heloisa propôs para os alunos do quinto ano a construção de uma guitarra e um piano, utilizando-se das ferramentas Makey Makey e Orange Play. Os instrumentos construídos serão expostos para o evento da família, que ocorrerá no dia 16.




Teatrinho: A Verdadeira História dos Três Porquinhos

Para a Escola Maria da Piedade, a atividade mão na massa dos alunos da professora Tânia do quinto ano será um teatrinho inspirado no livro A Verdadeira História dos Três Porquinhos. A Facilitadora Giovanna participou dos ensaios da turma, que farão a apresentação nesta sexta-feira.





Além disso, outras atividades com tablets, kits de robótica e manuais estão sendo desenvolvidas pelas escolas de todo o município. O Facilitador Carlos, na Escola Luiza Maria de Souza desenvolveu atividades no tablet com os alunos de reciclagem, e até ensinou técnicas de autômato, um recurso considerado como "pai dos robôs", por explorar movimentos humanos ou outros seres animais de forma manual ou automatizada.





A pedagoga Sandra Ribas reforça a importância da participação das atividades de mão na massa:


"A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), celebra o dia do mão na massa junto às escolas e aos ambientes não formais, com a expectativa de promover a construção de processos de aprendizagem criativos, colaborativos e autorais. Para a escola, participar do dia da mão na massa é oferecer vivência significativa e divertida para o coletivo, aos poucos, contagiando espaços e tempos escolares", afirma Sandra.

Espera-se que com essas atividades, possamos criar nos educadores e também nos alunos a possibilidade de imaginar, aumentar a curiosidade e também favorecer a conexão das ideias com o mundo real e imaginário. Além de incentivar a criar e explorar por meio de diferentes ideias e materiais, sejam simples ou complexos.


Por fim, compartilhando esses projetos e aprendizados, possamos celebrar os processos e o que foi criado, dando e recebendo devolutivas sobre o desenvolvimento, a fim de explorar novos horizontes.









27 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page