top of page
  • Foto do escritorIBGS

DESTAQUE EM MG: POLO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL ESTÁ MUDANDO A.VIDA DE ESTUDANTES EM GOV. VALADADARES

Alunos da rede municipal de ensino têm oportunidade de realizar cursos na área de tecnologia e isso possibilita que desenvolvam conhecimentos diversos e vivenciem o mercado de trabalho.



uma mão segurando um microfone e entrevistando uma criança de 14 anos.
Aluna Durante Entrevista da MGTV no Polo Digital

Fonte: Reportagem de Marcelo Cristian e Ana Carolina Guimarães


O Nosso Polo de Transformação Digital inaugurou em março e está transformando a vida dos estudantes e educadores da rede municipal de ensino de Governador Valadares. Através de laboratórios com equipamentos de alta tecnologia e de uma variedade de cursos oferecidos de forma gratuita para os estudantes das escolas municipais, o Polo de Transformação Social proporciona uma experiência única e muito rica em conhecimento.


Um curso que explica a edição e manipulação de imagens. Além de possibilitar que o estudante realize a confecção de panfletos, criativos para as mídias sociais, páginas da internet e muito mais. Essas são as aulas de Desenho, edição e Design Gráfico e cada dica dada pelo professor em sala de aula é valiosa. Para Pâmela, aluna de Governador Valadares (12 anos), o curso está melhorando suas habilidades com a edição de imagens:


"Já está melhorando demais, porque eu vou conseguir fazer várias coisas melhores e também chamar a atenção do público."- Disse Pâmela.

No Polo há também um espaço para quem tem afinidade com games, assim, há possibilidade para que se tornem não apenas usuários, mas sim desenvolvedores de jogos virtuais. O estudante Luan Guilherme Lopes, de 14 anos, jamais imaginou que a área de matemática iria facilitar a linguagem de programação de jogos.


"Na área de programação tem muitos números, mas a gente vai prestando atenção no professor, e consegue entender e encaixar cada peça no devido lugar na programação" - reforçou Luan.

O Polo foi inaugurado em março e já tem feito muita diferença na vida desses adolescentes. Há um esforço de nossos educadores para entender e estimular a habilidade de cada um deles. A pedagoga Gleide Gomes explica que antes de optar pelos cursos, os estudantes passam por uma análise de habilidades e também uma autoavaliação, na qual eles optam pelos cursos que desejam realizar.


"O aluno chega aqui no Polo e ele experimenta cada sala que nós oferecemos. Experimenta o curso de design, depois experimenta a sala gamer, experimenta a sala de programação web e experimenta a sala de manutenção de computadores e celulares. Durante essa experimentação, ele também passa por uma avaliação diagnóstica do professor e, ao final, ele preenche um formulário escolhendo qual o curso que ele mais se identificou para que dessa forma ele possa dar continuidade até o final do ano." - Afirma Gleide.

O Polo não é apenas uma extensão da sala de aula, mas uma forma de incentivar meninos e meninas a começarem a pensar no mercado de trabalho. Sobre isso, José Geraldo Lemos Prata, Secretário Municipal de Educação de Governador Valadares, reitera o compromisso da Cidade com a transformação da educação da cidade: "Governador Valadares quando aderiu à área da Sudene… assume uma responsabilidade transformadora. Se nós não transformarmos nosso aluno para que ele tenha condições de entrar no mercado de trabalho… nós não vamos ter desenvolvimento. Hoje nossos alunos com 15 anos já estarão falando inglês, falando de informática, conhecendo tecnologia avançada e preparados para o mercado de trabalho."


E não é só o curso de design ou de desenvolvimento de jogos que pode gerar uma renda extra no mês:os alunos podem participar de atividades como programação web, manutenção de computadores e criar diversas possibilidades, como ser técnico, trabalhar com programação e fazer a manutenção de computadores. Confira a reportagem completa do MGTV 1a Edição de 14/08/2023.



Polo de transformação digital oferece vivência de mercado de trabalho para alunos - 14/08/2023


15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page