top of page
  • Foto do escritorIBGS

CAPACITAÇÃO SCRATCH PARA EDUCADORES NO POLO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Curso de capacitação certifica docentes nas principais ferramentas do Scratch, apresentando aos professores municipais de Governador Valadares noções básicas de programação.



10 pessoas sentadas exibem certificado nas mãos e três professores do Polo de Transformação Digital sorriem para a foto. Todos eles estão em uma laboratório de informática com computadores e cadeiras coloridas.
Professores Recebem Certificado em Scratch no Polo de Transformação Digital

No mundo das tecnologias educacionais, a Plataforma Scratch se mostra como uma ferramenta poderosa para promover a aprendizagem criativa e o pensamento computacional. Para os educadores, compreender as nuances e possibilidades do Scratch é uma maneira de agregar às suas práticas pedagógicas uma ferramenta inovadora e proporcionar uma jornada empolgante e enriquecedora para os estudantes.


Neste contexto, o Instituto Brasileiro de Gestão Social concluiu mais uma formação de educadores por meio do "Curso Scratch Para Professores" no Polo de Transformação Digital. O curso, em parceria com a Prefeitura de Governador Valadares, voltou-se para a capacitação de mais um grupo de professores da rede municipal de educação.


Com uma carga horária de dez horas, o curso foi dividido em dois encontros e teve o seu encerramento neste sábado (20/04), onde o Coordenador Pedagógico do Polo de Transformação Digital Iago Souza, os monitores responsáveis Marcos Felipe, Filipe Batista, Rodrigo Lousada e Júnio Ribeiro representando a Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares certificaram dezenove docentes. 


A grade curricular do curso abrange habilidades teóricas e práticas da programação visual em blocos que podem ser adaptadas à realidade do currículo escolar, propondo uma interação hands-on, digital e lúdica utilizando-se da plataforma Scratch. Os participantes puderam aprender a programar suas próprias atividades na plataforma e construir uma apresentação para os demais educadores.


Esse curso é mais uma das formações propostas pelo Instituto Brasileiro de Gestão Social e tem como objetivo facilitar a produção e o desenvolvimento de materiais didáticos, capacitando os professores em tecnologias educacionais e digitais. 




12 pessoas assistem a aula, sentados em uma cadeira, de costas para câmera, enquanto um professor aponta para uma tela interativa, demonstrando blocos de programação.
Professores da Rede Municipal de Educação de Governador Valadares participam do curso de Programação em Scratch no Polo de Transformação Digital. (ACERVO: IBGS).


 

POLO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Segunda a Sexta: 8:00 às 16:00

Endereço: R. Peçanha, 984 - Centro, Gov. Valadares - MG, 35010-161




16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page