top of page
  • Foto do escritorIBGS

APRENDIZAGEM CRIATIVA NAS ESCOLAS DE RIBEIRÃO DAS NEVES: ATIVIDADES DO EDUCATEC NO UAI FIC NEVES

Evento promovido pela Prefeitura de Ribeirão das Neves, contou com atividades mão na massa, programação em blocos e materiais exclusivos com recicláveis abordando e celebrando a Aprendizagem Criativa nas escolas municipais.


Dezenas de pessoas realizando atividades de tecnologia, entre crianças e adultos, em pé ou sentados.
Evento UAI FIC NEVES na Quadra Poliesportiva da Escola Francisco LaBanca


O Festival de Invenção e Criatividade de Ribeirão das Neves (UAI FIC NEVES), organizado pela Prefeitura de Ribeirão das Neves através da Secretaria Municipal de Educação, ocorreu nesta segunda-feira (27/11). O evento, idealizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) teve a sua terceira edição no município marcado pelo encontro de educadores, estudantes e pais interessados em atividades inspiradas na Aprendizagem Criativa.

O encontro foi realizado na Escola Municipal Francisco Labanca, durante a manhã das 9h às 11h e na parte da tarde das 13h às 15h30 com mostras interativas, apresentações culturais e oficinas ministradas por estudantes, educadores e os facilitadores do programa EducaTec Neves.

Com atividades mão na massa, programação em blocos e materiais exclusivos, a programação para esse evento foi dedicada a imaginar uma educação lúdica, criativa e cada vez mais inclusiva em Neves. O IBGS esteve presente com projetos executados pelos nossos facilitadores, ao lado de representantes do poder público, além dos representantes do Escolas Criativas de Neves, e educadores da rede municipal de ensino. Além disso, o destaque para a presença e do Prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins e da Secretária de Educação Dolores Kícila.


Confira alguns dos trabalhos do IBGS que foram apresentados no evento:



Neves em 3D, um novo olhar.

Foto 1: Criança apontando para caixa | Foto 2: Crianças recortando para realizar atividades.
Foto 1: Estudante vê o monumento de Ribeirão das Neves | Foto 2: atividades para montagem de um Holograma 3D de materiais recicláveis.

A fotografia também pode ser 3D!

E foi pensando nisso que as facilitadoras Giovanna, Cintia, Heloisa, Gilvania, junto aos professores e estudantes da Escola Municipal José Antônio Pessoa realizaram edições de vídeo a partir de fotos de Ribeirão das Neves, utilizando um celular e um holograma 3D de material reciclável. Os alunos desta forma podem explorar, transformando uma imagem estática em um objeto de movimento e com volume, explorando ainda mais os recursos tecnológicos.


Neves para recordar.


Foto 1: 3 pessoas sorrindo para a foto, abraçadas. | Foto 2:  Mulher segurando uma carta,  e sorrindo para um homem.
Foto 1: Secretária de Educação de Ribeirão das Neves Dolores Kícila, Facilitadora IBGS Giovanna, Prefeito de Ribeirão das Neves Junynho Martins. | Foto 2: Professora da rede municipal de educação entrega ao prefeito carta com kit de robótica confeccionada por estudante.

A nossa facilitadora Giovanna também está participando do projeto da Escola Estadual Maria da Piedade junto a professora Tânia e os estudantes, onde transformaram fotos e ícones de pontos turísticos da cidade em cartões temáticos. Utilizando led, papel cartão e outros materiais, o projeto mão na massa transformou-se de cartões comuns, a cartões de efeito iluminado para incentivar os interessados a explorarem a história de Ribeirão das Neves de forma lúdica. Estes cartões foram entregues ao prefeito e à secretária de educação de Ribeirão das Neves.


Crianças sorrindo segurando papel com desenhos coloridos e iluminados por led.
Estudantes exibindo cartão desenvolvido para o aniversário de Neves, com uso de iluminação.

Memórias e História da Igreja da Colina



Crianças em frente a uma escultura religiosa se posicionam e sorriem para foto.
Estudantes durante visita à Igreja da Colina em Ribeirão das Neves


Construída na década de 30 por moradores que transportavam o material com carros de bois, ampliada em 1946, tombada como Patrimônio Cultural pela Lei Orgânica Municipal, restaurada em 1999... a história da Igreja da Colina está sendo desenhada em Ribeirão das Neves ao longo de todo o crescimento da Cidade.


Os facilitadores IBGS Gilvânia, Tércio, Carlos e Heloísa construíram um resgate histórico de memórias da Igreja da Colina junto à Professora Maria Cristina a partir de fotos e entrevistas realizadas pelos alunos. E reunidos em um vídeo. Utilizando óculos de realidade aumentada, aplicativo de edição e uma tela interativa, os facilitadores fizeram a apresentação do resultado dessa pesquisa.


Scratch e Recursos da Programação em Blocos


Recipiente de plástico com botões coloridos conectados a um tablet com a imagem de lixeiras de reciclagem coloridas.
Jogo de reciclagem desenvolvido a partir de Programação em Blocos

O Scratch é um recurso que oferece inúmeras possibilidades para ensinar conteúdos diversos. O facilitador Carlos nos apresentou atividades desenvolvidas que englobam temas como: a translação do sistema solar, a calculadora mecânica pascalina com 4 dígitos, sistemas de reciclagem e o semáforo do toque. Essas atividades foram elaboradas para serem utilizadas em sala de aula como um recurso adicional. Elas permitem que os professores abordem os assuntos de maneira mais interativa, facilitando a fixação do conteúdo, proporcionando acessibilidade e uma abordagem lúdica para lidar com questões complexas.


Jardim Comunitário Automatizado




Com algumas mudas arrecadadas por doação, a programação através do Weemake e a mobilização de estudantes, educadores e comunidade escolar, nasce o jardim comunitário da Escola Municipal Francisco Labanca. Os facilitadores do IBGS Julia e Tércio junto com a Luciene, embaixadora do projeto Escolas Criativas desenvolveram um sistema de irrigação automatizado para manter a rega das plantas de forma uniforme e de maneira sustentável, sem desperdício de água. Além das futuras colheitas da horta, o saldo dessa atividade é a mobilização em prol da conservação da escola.



Dois pneus preenchidos com plantas e terra, diversos vasos com mudas de planta e três adulto conversando no jardim.
Facilitador Tercio explicando para comunidade escolar sobre o sistema de irrigação.

Jogo de Tabuleiro



Para treinar os conhecimentos e ainda proporcionar uma atividade lúdica, as facilitadoras Kezia e Victoria construíram um jogo de tabuleiro com perguntas educacionais, em que a conquista se dá a partir das respostas sobre os conteúdos ensinados em sala de aula. O jogo, ilustrado pela facilitadora Maria Clara, é dedicado a alunos do 4ª ao 9ª ano e pode ser trabalhado em sala de aula como um recurso a mais para os professores. O jogo conta com personagens, cartas e perguntas sorteadas de forma aleatória que devem ser respondidas pelos alunos, estimulando assim, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como resolução de problemas, raciocínio lógico, colaboração e pensamento crítico, tornando a aprendizagem mais eficaz e duradoura. Além disso, as perguntas podem ser personalizadas pelos professores sempre que necessário, de modo que o jogo sempre pode ser adaptado ao contexto da sala de aula.


Surpresa de Aniversário para Ribeirão das Neves




A Prefeitura de Ribeirão das Neves realizou o lançamento da plataforma OctoStudio, plataforma criada pelo grupo do MIT Media Lab (o mesmo criador do Scratch), que oportuniza jovens e crianças a criarem animações e jogos interativos usando um celular ou tablet a qualquer hora, em qualquer lugar. Este recurso será agora implementado no programa de inclusão digital na educação EducaTec Neves.


Além das atividades do EducaTec, estudantes, artistas, profissionais da educação e comunidade escolar prepararam atividades como apresentações teatrais, musicais, pinturas, materiais com corte e colagem, e outras atividades mão na massa para as mais de 500 pessoas que participaram do evento.


3ª EDIÇÃO - UAI FIC NEVES Evento restrito. Data: 27/11/2023 Horário: 9:00H às 11:00H | 13:00H às 15:30H Local: Escola Municipal Francisco Labanca Rua Carmélia Loff, 70 - Centro (Justinópolis), Ribeirão das Neves - MG, 33900-730 SAIBA MAIS SOBRE O FIC:



SAIBA MAIS SOBRE O IBGS:


42 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page